Novas concessões rodoviárias do Paraná serão referência no País, afirma Ratinho Junior
22/08/2023
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou nesta terça-feira que o modelo do pacote de concessões rodoviárias do Estado é exemplo para o País, de acordo com o Ministério dos Transportes. Ele participou do seminário “Paraná em Perspectiva – Desafios e Oportunidades”, organizado pela Gazeta do Povo, e reforçou que o pacote foi montado de uma maneira que ele seja capaz de atrair grandes empresas ou consórcios para o leilão, ao mesmo tempo que estabelece garantias de investimentos para que as obras sejam executadas conforme o planejado. // SONORA RATINHO JUNIOR //
O leilão do Lote 1 de concessões acontece em São Paulo na sexta-feira em uma disputa que envolve 473 quilômetros de rodovias que passam por Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais. Para conseguir atrair os interessados com alta capacidade de investimento, os lotes foram pensados agrupando rodovias estaduais e federais. O vencedor que assumir esse pacote, deve fazer obras de melhorias e manutenção em trechos da BRs-277, 373, 376, 476, e PRs-418, 423 e 427. O edital prevê que vença a empresa ou o consórcio que oferecer o menor preço de pedágio, mas que também apresente garantias financeiras de que será capaz de executar todas as obras. O valor máximo estipulado para o quilômetro rodado do Lote 1 é de aproximadamente R$ 0,11, que já é 47% mais baixo do que a tarifa média do antigo Anel de Integração. Além disso, as empresas que apresentarem um desconto acima de 18% são obrigadas a fazer aportes financeiros de 100 milhões de reais a cada ponto percentual de desconto até os 23%. Entre 23% e 30%, o valor adicional tem que ser de 120 milhões a cada ponto, e 150 milhões para descontos acima de 30%, sempre de forma cumulativa. Ratinho Junior afirmou que a operação foi pensada para alívio da população acostumada ao modelo antigo. // SONORA RATINHO JUNIOR //
A empresa ou o consórcio vencedor do Lote 1 deve investir pelo menos sete bilhões e 900 milhões de reais em obras, melhorias e manutenção nos trechos. Também já está marcado o leilão do Lote 2 para 29 de setembro e engloba 605 km de extensão das rodovias BRs-153, 277, 369, e PRs-092, 151, 239, 407, 408, 411, PR-508, 804 e 855. O governador destacou que os investimentos em infraestrutura rodoviária estão inseridos em um plano de longo prazo do Estado, composto por outros investimentos e projetos em todos os modais. // SONORA RATINHO JUNIOR //
Outros quatro lotes com mais de 2.200 quilômetros de rodovias pelo Paraná estão em análise no Tribunal de Contas da União. Somando todos os aportes, os investimentos devem ultrapassar os 50 bilhões pelos próximos 30 anos. Para João Arthur Mohr, gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep, o seminário ajuda no desenvolvimento da infraestrutura e economia do Paraná. // SONORA JOÃO ARTHUR MOHR //
O seminário "Paraná em Perspectiva - Desafios e Oportunidades", realizado nesta terça-feira, em Curitiba, reuniu também diversos secretários de Estado e representantes do setor industrial e de infraestrutura. (Repórter: Gustavo Vaz)
O leilão do Lote 1 de concessões acontece em São Paulo na sexta-feira em uma disputa que envolve 473 quilômetros de rodovias que passam por Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais. Para conseguir atrair os interessados com alta capacidade de investimento, os lotes foram pensados agrupando rodovias estaduais e federais. O vencedor que assumir esse pacote, deve fazer obras de melhorias e manutenção em trechos da BRs-277, 373, 376, 476, e PRs-418, 423 e 427. O edital prevê que vença a empresa ou o consórcio que oferecer o menor preço de pedágio, mas que também apresente garantias financeiras de que será capaz de executar todas as obras. O valor máximo estipulado para o quilômetro rodado do Lote 1 é de aproximadamente R$ 0,11, que já é 47% mais baixo do que a tarifa média do antigo Anel de Integração. Além disso, as empresas que apresentarem um desconto acima de 18% são obrigadas a fazer aportes financeiros de 100 milhões de reais a cada ponto percentual de desconto até os 23%. Entre 23% e 30%, o valor adicional tem que ser de 120 milhões a cada ponto, e 150 milhões para descontos acima de 30%, sempre de forma cumulativa. Ratinho Junior afirmou que a operação foi pensada para alívio da população acostumada ao modelo antigo. // SONORA RATINHO JUNIOR //
A empresa ou o consórcio vencedor do Lote 1 deve investir pelo menos sete bilhões e 900 milhões de reais em obras, melhorias e manutenção nos trechos. Também já está marcado o leilão do Lote 2 para 29 de setembro e engloba 605 km de extensão das rodovias BRs-153, 277, 369, e PRs-092, 151, 239, 407, 408, 411, PR-508, 804 e 855. O governador destacou que os investimentos em infraestrutura rodoviária estão inseridos em um plano de longo prazo do Estado, composto por outros investimentos e projetos em todos os modais. // SONORA RATINHO JUNIOR //
Outros quatro lotes com mais de 2.200 quilômetros de rodovias pelo Paraná estão em análise no Tribunal de Contas da União. Somando todos os aportes, os investimentos devem ultrapassar os 50 bilhões pelos próximos 30 anos. Para João Arthur Mohr, gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep, o seminário ajuda no desenvolvimento da infraestrutura e economia do Paraná. // SONORA JOÃO ARTHUR MOHR //
O seminário "Paraná em Perspectiva - Desafios e Oportunidades", realizado nesta terça-feira, em Curitiba, reuniu também diversos secretários de Estado e representantes do setor industrial e de infraestrutura. (Repórter: Gustavo Vaz)