Novo Moegão do Porto de Paranaguá fará Paraná dar salto logístico sustentável

07/02/2023
Com um investimento de 592 milhões de reais, a nova moega ferroviária, mais conhecida como Moegão, vai centralizar a descarga dos trens que chegam ao Porto de Paranaguá. Tanto o projeto construtivo quanto à obra estão sendo geridos por um consórcio formado por quatro empresas de engenharia, cuja proposta vencedora foi conhecida em outubro do ano passado após dois anos de elaboração do projeto básico. O projeto considera a realidade atual e a necessidade de ampliar a participação do modal ferroviário, mas também olha para o futuro da logística no Estado e no cenário nacional, visando atender diretamente o aumento da demanda causada pela Nova Ferroeste, que vai ampliar em centenas de quilômetros a estrutura ferroviária no interior do Paraná, com ramais até Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. O governador Carlos Massa Ratinho Junior falou da importância da obra de quase 600 mil metros quadrados, o suficiente para o descarregamento simultâneo de 180 vagões em três linhas independentes. //SONORA RATINHO JUNIOR//

Além da moega exclusiva, os acessos dos Terminais da Região Leste do Porto de Paranaguá vão ser reestruturados, otimizando a capacidade de recepção de cargas em ambos os modais rodo e ferroviário. As intervenções são importantes para o crescimento do porto e se somam a outras obras executadas, como a derrocagem da Pedra da Palangana, com aumento de calado para aproximação de navios maiores. Com a nova estrutura, a tendência é de novos recordes na movimentação portuária anual dos portos do Paraná, que no ano passado alcançou nova marca inédita com 58 milhões e 400 mil toneladas de cargas carregadas e descarregadas, uma alta de 9,6% em relação a 2019 após quatro anos seguidos de marcas recordes. Do total de cargas movimentadas pelos Portos do Paraná no ano passado, quase 21% ocorreram através de ferrovias. Para este ano, a expectativa dos operadores dos terminais do Porto de Paranaguá é de um aumento de 40% nas exportações de granéis sólidos vegetais no primeiro trimestre. Após a conclusão do Moegão, a expectativa é de que mais 24 milhões de toneladas de grãos e farelos saiam anualmente por Paranaguá, ampliando para 50% a participação do modal ferroviário no transporte de cargas que passam pelo porto. A obra também vai gerar uma economia de 30% nos custos de transporte, diminuir os impactos ambientais com 73% a menos de CO2 emitido. Ratinho Junior lembrou que a comunidade local e quem transita pela região portuária de carro também devem sentir os impactos positivos após a conclusão da obra. //SONORA RATINHO JUNIOR//

Nos últimos três anos, a Portos do Paraná foi reconhecida como a melhor gestão portuária do Brasil pelo governo federal, com nota máxima no Índice de Gestão de Autoridades Portuárias e destaque na Execução dos Investimentos Planejados. Além disso, os portos de Paranaguá e Antonina foram premiados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários com o primeiro lugar em Conformidade Regulatória e posição de destaque no desempenho ambiental, sendo o porto público de grande porte melhor avaliado do País. (Repórter: Flávio Rehme)