Obra altera acessos do Contorno Norte de Curitiba à rodovia dos Minérios
28/04/2020
Estão previstas para esta quarta-feira as alterações nos acessos do Contorno Norte de Curitiba, na PR-418, em direção à Rodovia dos Minérios, a PR-092. O trecho liga a capital à Almirante Tamandaré. A obra exige o bloqueio de alguns dos atuais acessos e foram criados acessos provisórios, devidamente sinalizados. Além disso, vão ser implementadas rotatórias na rodovia dos Minérios, permitindo o retorno e o acesso ao destino desejado. Essas rotatórias, também devidamente sinalizadas, vão ficar antes e depois do viaduto sobre a rodovia. A alteração no fluxo dos acessos acontece por conta da construção de novas pontes na rodovia dos Minérios, no trecho que está exatamente abaixo do Contorno. Essa etapa envolve sondagens, confecção de estacas, lançamento de vigas e pavimentação, e o tempo previsto para conclusão é de 6 meses. O secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, destacou que durante esse período, está sendo pedido aos motoristas que reduzam a velocidade e observem as sinalizações com muita atenção em todo o trecho. De acordo com ele, as obras de duplicação na Rodovia dos Minérios estão em andamento desde o ano passado.// SONORA SANDRO ALEX//
Após a conclusão das Obras de Arte Especiais, serão feitos os serviços nas pistas da rodovia. Eles começam com a terraplenagem e pavimentação das vias marginais, que terão oito metros de largura e sentido único. Após a conclusão, elas vão receber o tráfego da via principal, que será fechada para a duplicação. Somente nos pontos sem marginais será mantida aberta uma pista simples durante as obras. O objetivo é garantir que os condutores possam usar a rodovia durante os serviços com o mínimo de interferência possível. Junto com as marginais, serão implantadas calçadas para pedestres e ciclovia em ambos os lados da pista e também nos trechos sem a marginal. Além disso, a obra inclui uma passarela para pedestres no quilômetro 10 + 930 metros, local identificado como travessia de estudantes e ligação entre bairros. Ao todo, serão investidos 90 milhões e 600 mil reais para construir novas pistas, vias marginais, pontes, viadutos, passarela, calçadas e ciclovias no trecho entre Curitiba e Almirante Tamandaré, em uma extensão de 4,74 quilômetros. O diretor-geral do DER, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, Fernando Furiatti, explica que o prazo de execução das obras é de dois anos. // SONORA FERNANDO FURIATTI//
A duplicação começa um pouco antes da ponte sobre o Rio Barigui, próximo ao entroncamento com a PR-418, o Contorno Norte de Curitiba. Na via central, vai ser implantado o pavimento rígido, constituído por placas de concreto de cimento de 27 centímetros de espessura, mais adequado para o volume de tráfego local, bem como para as características do solo da região. Cada sentido da rodovia vai ter duas faixas e acostamentos. A apresentação do projeto está disponível no site www.der.pr.gov.br. (Repórter: Priscila Paganotto)
Após a conclusão das Obras de Arte Especiais, serão feitos os serviços nas pistas da rodovia. Eles começam com a terraplenagem e pavimentação das vias marginais, que terão oito metros de largura e sentido único. Após a conclusão, elas vão receber o tráfego da via principal, que será fechada para a duplicação. Somente nos pontos sem marginais será mantida aberta uma pista simples durante as obras. O objetivo é garantir que os condutores possam usar a rodovia durante os serviços com o mínimo de interferência possível. Junto com as marginais, serão implantadas calçadas para pedestres e ciclovia em ambos os lados da pista e também nos trechos sem a marginal. Além disso, a obra inclui uma passarela para pedestres no quilômetro 10 + 930 metros, local identificado como travessia de estudantes e ligação entre bairros. Ao todo, serão investidos 90 milhões e 600 mil reais para construir novas pistas, vias marginais, pontes, viadutos, passarela, calçadas e ciclovias no trecho entre Curitiba e Almirante Tamandaré, em uma extensão de 4,74 quilômetros. O diretor-geral do DER, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, Fernando Furiatti, explica que o prazo de execução das obras é de dois anos. // SONORA FERNANDO FURIATTI//
A duplicação começa um pouco antes da ponte sobre o Rio Barigui, próximo ao entroncamento com a PR-418, o Contorno Norte de Curitiba. Na via central, vai ser implantado o pavimento rígido, constituído por placas de concreto de cimento de 27 centímetros de espessura, mais adequado para o volume de tráfego local, bem como para as características do solo da região. Cada sentido da rodovia vai ter duas faixas e acostamentos. A apresentação do projeto está disponível no site www.der.pr.gov.br. (Repórter: Priscila Paganotto)