Obras da restauração em concreto avançam na PRC-280, principal corredor do Sudoeste
16/12/2021
A rodovia PRC-280, principal corredor logístico do Sudoeste paranaense para escoamento da produção agrícola e madeireira, está em obras para receber a primeira restauração em concreto feita em uma rodovia estadual. Executada com menor custo, mais rapidez e durabilidade, a técnica de aplicar um pavimento rígido de concreto sobre o asfalto já existente vai ser executada em mais de 59 quilômetros no trecho de Palmas ao Trevo do Horizonte, no entroncamento com a BR-153, que dá acesso à Santa Catarina. Os trabalhos iniciaram pelo Trevo do Horizonte e seguem sentido Palmas, com barreiras para que o tráfego continue em meia pista no sistema “Pare-e-Siga” 24 horas por dia. Já são 12 quilômetros concluídos com serviços de fresagem na pista de rolamento e de nivelamento nos acostamentos. Paulo Melani, engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, explicou como está sendo feito o trabalho nos acostamentos da rodovia.// SONORA PAULO MELANI.//
Na sequência, serão colocadas placas de concreto de 22 centímetros de espessura, restaurando completamente a pista. Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto. A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização horizontal e vertical, e de elementos de segurança. O engenheiro destacou que a realização dos trabalhos gera transtornos, e que o ideal é desviar do local por rotas alternativas.// SONORA PAULO MELANI.//
Segundo Melani, uma obra que utiliza essa técnica, chamada de whitetopping, leva menos tempo para ser concluída do que a pavimentação com asfalto comum, com a aplicação de mil metros por dia. Ele afirmou que o que seria finalizado em um ano e meio pode ser concluído em apenas seis meses. A restauração tem um investimento de 107 milhões e 400 mil reais, e faz parte do Avança Paraná, programa do Governo do Estado que utiliza recursos financiados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. Outros detalhes podem ser conferidos em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)
Na sequência, serão colocadas placas de concreto de 22 centímetros de espessura, restaurando completamente a pista. Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto. A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização horizontal e vertical, e de elementos de segurança. O engenheiro destacou que a realização dos trabalhos gera transtornos, e que o ideal é desviar do local por rotas alternativas.// SONORA PAULO MELANI.//
Segundo Melani, uma obra que utiliza essa técnica, chamada de whitetopping, leva menos tempo para ser concluída do que a pavimentação com asfalto comum, com a aplicação de mil metros por dia. Ele afirmou que o que seria finalizado em um ano e meio pode ser concluído em apenas seis meses. A restauração tem um investimento de 107 milhões e 400 mil reais, e faz parte do Avança Paraná, programa do Governo do Estado que utiliza recursos financiados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. Outros detalhes podem ser conferidos em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)