Palácio Iguaçu abre mostra do 1º Concurso Paranaense de Desenho na próxima quinta-feira, em Curitiba

11/12/2019
O Centro Juvenil de Artes, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, abre nesta quinta-feira a exposição dos vencedores do 1º Concurso Paranaense de Desenho. Foram selecionados 40 trabalhos, que ficarão expostos no saguão de entrada do Palácio Iguaçu, no Centro Cívico de Curitiba, até a próxima terça-feira. A exposição abre às duas da tarde, quando acontece também a cerimônia de premiação com a revelação dos três primeiros colocados nas categorias Infantil e Juvenil. A entrada é gratuita, porém é necessário levar um documento com foto para cadastramento na recepção. Segundo o secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José, o resultado alcançado superou as expectativas da organização do concurso.
O tema central do concurso foi “Heranças culturais do Paraná”, que serviu de inspiração para a criação dos desenhos, elaborados em técnica livre, como grafite, lápis de cor, lápis aquarelado, aquarela, giz de cera, giz pastel, canetas hidrográficas, entre outras. Para o diretor do Centro Juvenil de Artes, Luiz Gustavo Vidal Pinto, a cultura tem o poder de formar o cidadão.// SONORA LUIZ GUSTAVO VIDAL PINTO.//

Os 40 desenhos selecionados são de crianças e adolescentes de 20 cidades paranaenses: Apucarana, Assaí, Barracão, Colombo, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Goioerê, Iretama, Mandaguari, Maringá, Nova América da Colina, Paranaguá, Paula Freitas, Pinhais, Pinhão, Piraquara, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais e Sertanópolis. Os três melhores de cada categoria receberão uma premiação especial: um aparelho de videogame para o primeiro colocado de cada categoria; uma câmera fotográfica para o segundo colocado; e um kit de material artístico para o terceiro. Além disso, os vencedores levam um troféu, um certificado e uma reprodução da obra. Todos os demais estudantes também recebem certificado de participação no concurso, assim como as instituições de ensino. A Comissão Julgadora foi formada pelos artistas plásticos Alfi Vivern, Ariana Labre e Luiza Urban. (Repórter: Wyllian Soppa)