Para ampliar ligação com porto, Nova Ferroeste é destaque em evento ferroviário internacional

01/03/2023
A necessidade de fortalecer modais logísticos além do rodoviário é consenso entre a iniciativa privada e o poder público. A Nova Ferroeste surge como a principal solução para os estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul nesse momento, com impacto direto na movimentação de carga para além do traçado da nova ferrovia entre Maracaju, no Mato Grosso do Sul, e Paranaguá. A execução do projeto pode alterar a participação do modal no porto dos atuais 20% para até 60%. A Nova Ferroeste é composta por um contrato de concessão, firmado na década de 1980, ligando Guarapuava a Dourados e mais quatro contratos de autorização com a união, permitindo a conexão de Dourados com Maracaju, Cascavel e Foz do Iguaçu, Cascavel e Chapecó, em Santa Catarina, além de Guarapuava e Paranaguá, num total de 1.567 quilômetros. Segundo o superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT, Ismael Trinks, hoje a única ferrovia que alcança o Porto de Paranaguá é a Malha Sul e a vigência dela termina em quatro anos. // SONORA ISMAEL TRINKS //

Ele participou nesta terça-feira de um bate-papo sobre ferrovias autorizadas e o desenvolvimento do País, feito na NT Expo-Negócios nos Trilhos, maior​ plataforma de negócios​ para o setor ferroviário do Brasil. A feira e o congresso representam o maior encontro metroferroviário da América Latina. O Congresso NT Expo é a atração principal do evento e acontece até esta quinta-feira. Outro destaque do evento foi a discussão sobre o modelo de autorização ferroviária. A modalidade foi incorporada pelo governo federal em 2021 com o lançamento do programa Pró-Trilhos. Até agora já foram assinados 39 contratos para a liberação de novos trechos em todo o Brasil. A soma de investimentos previstos é de 170 bilhões de reais. Na autorização é possível conseguir a liberação para um projeto de ferrovia sem a necessidade de leilão ou pagamento de outorga. Essa possibilidade aproxima o setor privado, que pode construir e explorar uma ferrovia com menor burocracia, assumindo os custos de construção e operação por 99 anos. Em dezembro de 2022 o Paraná aprovou na Assembleia Legislativa a Lei de Autorização Ferroviária Estadual. O diretor-executivo da Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas, Jorge Vidal, considera que os pedidos serão enviados para a União ou para os estados de acordo com a necessidade de cada solicitante. // SONORA JORGE VIDAL //

Para o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, as leis federal e estaduais atendem a uma demanda do mercado que procura alternativas para reduzir o custo logístico e aumentar a competitividade da produção. // SONORA LUIZ HENRIQUE FAGUNDES //

Quando a Nova Ferroeste estiver concluída, este será o segundo maior corredor de grãos e contêineres do País. O estudo de demanda indica a circulação de cerca de 38 milhões de toneladas no primeiro ano de operação plena. Deste total, 26 milhões seriam destinados ao Porto de Paranaguá para exportação. A maior parte da carga seria de soja, milho e proteína animal. (Repórter: Gustavo Vaz)