Paraná adota Método de Stanford para fortalecer ensino de Matemática em 2026

03/12/2025
Um método de ensino desenvolvido na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, deve fortalecer a formação continuada de professores de Matemática da rede estadual do Paraná a partir do ano que vem. Para isso, a Seed, Secretaria de Estado da Educação, assinou um Termo de Cooperação com o Itaú Social, responsável pelo financiamento da parceria, e com o Instituto Canoa, uma organização sem fins lucrativos com larga experiência na formação de professores em Matemática e parceira de longa data de Stanford. A parceria foi estabelecida após a participação do secretário estadual da Educação, Roni Miranda, em uma formação em Matemática na instituição, onde conheceu de perto a metodologia utilizada. Segundo ele, se trata de uma abordagem adotada por países de alto desempenho matemático, o que reforça a relevância da proposta para o Estado. // SONORA RONI MIRANDA //

A recomposição da aprendizagem está no foco da Seed que, ao implementar o curso para os docentes da formação continuada de forma articulada, prática e intencional, contribui para o desenvolvimento total das competências dos professores e, consequentemente, dos  estudantes da rede pública estadual. O trabalho será  feito a partir da formação junto à equipe técnica da Secretaria, com foco na Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A equipe da Universidade de Stanford ainda vai fazer pesquisas de acompanhamento e documentação das aprendizagens obtidas no projeto. As aulas começam em março e o convênio não envolve recursos públicos, já que será custeado pelo Itaú Social. Os profissionais do Instituto Canoa vão atuar junto aos técnicos pedagógicos do Núcleo Formadores em Ação. A capacitação envolve cerca de 40 professores do programa Formadores em Ação, e técnicos pedagógicos do Núcleo Formadores em Ação e da Coordenação de Currículo, mas o impacto será bem maior. As ações devem alcançar aproximadamente três mil professores de Matemática da rede estadual, potencializando práticas pedagógicas e contribuindo para o avanço consistente da aprendizagem na disciplina e para a melhoria dos resultados de mais de 500 mil estudantes nas diferentes etapas de ensino. Para mais informações, acesse o site da Agência Estadual de Notícias, parana.pr.gov.br/aen. (Repórter: Giovana Bonadiman)