Paraná busca fomentar abastecimento a gás natural em veículos pesados
15/12/2021
Um combustível mais limpo que proporciona consumo e desempenho de motor similar ao do diesel. A Compagas busca fomentar o uso do gás natural para abastecimento de veículos pesados por meio do projeto Corredor Azul, que busca implementar rotas estratégicas e infraestrutura de abastecimento concentrada no transporte de cargas. A Companhia quer ampliar o número de postos no Estado que ofertam essa modalidade de combustível para caminhões, além do número de veículos pesados que utilizam o gás e ainda contribuir para a redução de emissões de poluentes. O nome Corredor Azul surgiu de um projeto desenvolvido na Europa que estruturou rotas e infraestrutura de abastecimento de gás natural focado no transporte de cargas. No Brasil, o projeto nasceu no Paraná, por iniciativa da Compagas, e hoje é uma realidade em diversos estados do país. O objetivo comum é o de interligar rotas de transporte para que os caminhões possam rodar pelas principais rodovias do país utilizando gás natural e biometano. Cada caminhão tem a capacidade de abastecimento de 230 metros cúbicos de gás natural e este volume garante uma autonomia de mais de 400 quilômetros para o veículo. O segmento de transporte é o maior consumidor de energia do país. Como o Brasil não é autossuficiente, especialmente no que diz respeito ao diesel, uma parcela significativa do que é consumido precisa ser importada. Nesse cenário, encontrar alternativas é mais do que necessário. O assessor de Novos Negócios da Compagas, Luciano Cherobim, destaca algumas metas a serem alcançadas com o Corredor Azul.// SONORA LUCIANO CHEROBIM.//
Com o Corredor Azul, a Compagas busca atrair e incentivar a utilização de veículos movidos 100% a gás. Para os proprietários de veículos pesados que desejam aproveitar os motores a diesel, também existem sistemas de conversão disponíveis que usam a tecnologia diesel-gás, permitindo a queima de uma mistura dos dois combustíveis. O uso do gás natural e do biometano em veículos pesados contribui significativamente para a redução da emissão de carbono. Em relação ao diesel, estima-se que o gás natural reduz a emissão de CO2 em 23%, enquanto o biometano alcança uma redução próxima a 85%. Saiba mais sobre a utilização do gás natural para abastecimento de veículos pesados e a atuação da Compagas na área em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)
Com o Corredor Azul, a Compagas busca atrair e incentivar a utilização de veículos movidos 100% a gás. Para os proprietários de veículos pesados que desejam aproveitar os motores a diesel, também existem sistemas de conversão disponíveis que usam a tecnologia diesel-gás, permitindo a queima de uma mistura dos dois combustíveis. O uso do gás natural e do biometano em veículos pesados contribui significativamente para a redução da emissão de carbono. Em relação ao diesel, estima-se que o gás natural reduz a emissão de CO2 em 23%, enquanto o biometano alcança uma redução próxima a 85%. Saiba mais sobre a utilização do gás natural para abastecimento de veículos pesados e a atuação da Compagas na área em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)