Paraná é selecionado para programa da União Europeia para desenvolvimento sustentável

06/08/2021
O Paraná foi selecionado para integrar um programa de cooperação promovido pela União Europeia para aproximar diferentes regiões no mundo com cenários e objetivos semelhantes. O Programa de Cooperação Internacional Urbana e Regional cria uma linha direta entre regiões da Europa e da América Latina, América do Norte, Ásia e Oceania, aproximando as experiências de governança em áreas estratégicas.
Na prática, isso leva a um desenvolvimento mais acelerado de objetivos que as regiões tenham em comum. O programa é dividido em três temáticas: transição ecológica e acordo verde, renovação urbana e regional e ecossistemas inovadores, sustentáveis e neutros em carbono.
Tanto o grupo temático quanto o parceiro europeu escolhido para cooperar com o Paraná vão ser revelados nas próximas semanas. A iniciativa vai ter duração de 18 a 24 meses a partir do início, que é esperado para setembro. A expectativa do Estado é poder avançar em um ou mais temas como turismo rural e sustentável, cidades inteligentes, governo eletrônico e transformação digital.
A seleção é fruto de uma articulação do Cedes, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, órgão responsável pela implementação da Agenda 2030 no Paraná, em parceria com a Superintendência-Geral de Inovação, a Superintendência de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano/Paranacidade e a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná.

Filipe Braga Farhat, articulador de parcerias para a Agenda 2030 pelo Cedes, destacou que o ponto forte do programa é adaptar para a realidade local exemplos que já obtiveram sucesso em outros contextos.//SONORA FILIPE BRAGA FARHAT//
O superintendente geral de inovação, Marcelo Rangel, lembrou inovações já existentes no Paraná que vão poder servir de vitrine para outros países. //SONORA MARCELO RANGEL//
Inaugurada em abril, a usina termoelétrica pública de Ponta Grossa pode processar até 30 toneladas de resíduos orgânicos por dia, o suficiente para garantir o funcionamento da própria usina e da UPA Sant’Ana, do Hospital Municipal Amadeu Puppi, do Hospital Universitário Materno Infantil e do prédio da Prefeitura Municipal. A economia em energia elétrica pode chegar a 250 mil reais por mês.
Os ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável compõem o documento chamado Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, para guiar novas políticas públicas e o engajamento da sociedade como um todo, estimulando processos de governança sustentável e o estabelecimento de bancos de boas práticas entre os países até 2030.
Ela integra 17 ODS, que abrangem os principais aspectos da sociedade. Entre os objetivos, estão a erradicação da pobreza, da fome, a promoção da igualdade de gênero, o estabelecimento de energia renovável e acessível, educação de qualidade, a promoção da inovação, o crescimento econômico, o estabelecimento de parcerias, entre outros. A proposta é que sociedade, empresas, academia e governo atuem juntos para cumprir os objetivos. (Repórter: Flávio Rehme)