Paraná lidera ranking nacional de proporção de escolas com laboratórios de ciências
25/09/2025
O Paraná é o estado brasileiro com a maior proporção de escolas que contam com laboratórios de ciências, segundo a edição de 2025 do Anuário Brasileiro da Educação Básica, elaborado pela ONG Todos Pela Educação. O Estado aparece com 77,1% das unidades dos anos finais do ensino fundamental e 83,5% das escolas de ensino médio equipadas com laboratórios, índices bem acima da média nacional, que é de 26,9% no no final do fundamental e 46,9% no médio. A liderança é ainda mais significativa porque a responsabilidade pela oferta da educação básica nessas etapas cabe prioritariamente aos governos estaduais. Quando se consideram apenas as escolas públicas, os resultados do Paraná continuam acima da média. No ensino fundamental II, 71,8% das escolas estaduais têm laboratórios de ciências, contra 20,3% no Brasil e 43,6% na região Sul. Já no ensino médio, o Paraná conta com 81,6% de cobertura, ficando atrás apenas do Ceará e à frente do Rio Grande do Sul, enquanto a média nacional é de 46,9%. Os laboratórios de ciências são espaços equipados para experimentação e investigação prática, usados principalmente nas aulas de Ciências, no ensino fundamental II, e de Biologia, Física e Química, no ensino médio. Na avaliação do secretário estadual da Educação, Roni Miranda, os dados do anuário comprovam que a educação de qualidade vai muito além do conteúdo que é ensinado em sala. // SONORA RONI MIRANDA //
O Anuário Brasileiro da Educação Básica é uma publicação anual da ONG Todos Pela Educação, em parceria com a Editora Moderna, que reúne e analisa os principais indicadores do setor no Brasil. Desde 2012, o documento consolida informações de fontes oficiais, como o Inep e o IBGE, apresentando um retrato detalhado da educação básica, abordando desde acesso e permanência até infraestrutura e desempenho escolar. (Repórter: Gustavo Vaz)
O Anuário Brasileiro da Educação Básica é uma publicação anual da ONG Todos Pela Educação, em parceria com a Editora Moderna, que reúne e analisa os principais indicadores do setor no Brasil. Desde 2012, o documento consolida informações de fontes oficiais, como o Inep e o IBGE, apresentando um retrato detalhado da educação básica, abordando desde acesso e permanência até infraestrutura e desempenho escolar. (Repórter: Gustavo Vaz)