Paraná será o primeiro estado da América do Sul a adotar Bonde Urbano Digital no transporte coletivo
04/09/2025
O Governo do Paraná apresentou nesta quinta-feira o Bonde Urbano Digital, conhecido como BUD. O novo sistema de transporte coletivo sem trilhos será implantado entre Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O Paraná será o primeiro estado da América do Sul a adotar oficialmente a tecnologia, que chega como uma alternativa mais barata e sustentável. O investimento é da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná. Diferente de ônibus ou VLTs, o BUD não precisa de trilhos. Ele roda sobre pneus de borracha no asfalto e é guiado por sensores digitais de alta precisão, que funcionam como trilhos virtuais. O sistema garante segurança mesmo em situações de chuva, desgaste da pista ou vibrações. O veículo tem 30 metros de comprimento, capacidade para 280 passageiros, ar-condicionado e pode chegar a 70 quilômetros por hora. Ele vai operar em um trecho de 13 quilômetros entre os terminais de Pinhais e Piraquara, atendendo cerca de 10 mil pessoas por dia. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a importância do novo sistema para o futuro da Região Metropolitana de Curitiba. // SONORA RATINHO JUNIOR //
Fabricado na China, o bonde chegou pelo Porto de Paranaguá em agosto e já está em fase de montagem. Os testes começam em novembro. A tarifa será de 5 reais e 50 centavos, o mesmo valor do ônibus metropolitano. O lançamento é resultado de negociações iniciadas em 2024, quando a Amep buscou referências internacionais e acompanhou o lançamento do BUD em Monterrey, no México. O contrato com a empresa foi assinado em maio deste ano pelo Governo do Estado. O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, acompanhou de perto o processo, inclusive em visita à sede da fabricante na China. // SONORA GILSON SANTOS //
O BUD funciona com baterias de íons de lítio, que podem ser recarregadas em apenas 30 segundos para garantir alguns quilômetros extras de viagem. À noite, a carga completa permite até 40 quilômetros de operação. No futuro, o sistema também poderá usar hidrogênio. Com vida útil estimada em 30 anos, o dobro de um ônibus biarticulado, o novo transporte promete reduzir custos e trazer mais eficiência. O contrato inicial com a empresa é de 15 meses, podendo ser prorrogado. (Repórter: Gabriel Ramos)
Fabricado na China, o bonde chegou pelo Porto de Paranaguá em agosto e já está em fase de montagem. Os testes começam em novembro. A tarifa será de 5 reais e 50 centavos, o mesmo valor do ônibus metropolitano. O lançamento é resultado de negociações iniciadas em 2024, quando a Amep buscou referências internacionais e acompanhou o lançamento do BUD em Monterrey, no México. O contrato com a empresa foi assinado em maio deste ano pelo Governo do Estado. O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, acompanhou de perto o processo, inclusive em visita à sede da fabricante na China. // SONORA GILSON SANTOS //
O BUD funciona com baterias de íons de lítio, que podem ser recarregadas em apenas 30 segundos para garantir alguns quilômetros extras de viagem. À noite, a carga completa permite até 40 quilômetros de operação. No futuro, o sistema também poderá usar hidrogênio. Com vida útil estimada em 30 anos, o dobro de um ônibus biarticulado, o novo transporte promete reduzir custos e trazer mais eficiência. O contrato inicial com a empresa é de 15 meses, podendo ser prorrogado. (Repórter: Gabriel Ramos)