Paraná terá 150 alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática

24/09/2025
A Secretaria de Estado da Educação fez, nesta terça-feira, a cerimônia de entrega de medalhas aos estudantes classificados na edição de 2025 da Omap, Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná. O evento contou com a presença de alunos de escolas atendidas pelos Núcleos Regionais de Educação de Curitiba, Área Metropolitana Sul e Área Metropolitana Norte. A cerimônia aconteceu no Canal da Música, em Curitiba, e teve caráter simbólico, já que estiveram presentes 265 estudantes, classificados em 1º, 2º e 3º lugares, representando todos os medalhistas da Olimpíada estadual. Também compareceram ao evento outros 425 estudantes, 40 técnicos dos Núcleos e os responsáveis pelos alunos, além do secretário Estadual de Educação, Roni Miranda. Ao todo, foram entregues 9.900 medalhas, conforme a classificação: 150 para os primeiros colocados, 450 para os segundos, 1.200 para os terceiros e 8.100 para os quartos lugares. Um terço das medalhas de cada colocação será distribuído por nível, de acordo com a etapa de ensino. Os 150 estudantes classificados em 1º lugar na Omap foram selecionados para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática, que acontece em Foz do Iguaçu, entre os próximos dias 8 e 10. Tanto os estudantes, quanto os responsáveis dos Núcleos que os acompanham, vão receber bolsa-auxílio para cobrir as despesas com transporte, alimentação e alojamento. Vinícius Osowiski dos Santos, estudante do Colégio Estadual Lamenha Pequena, de Almirante Tamandaré, foi um dos 150 alunos a conquistar o primeiro lugar na Omap, tendo recebido uma medalha de ouro. Aos 14 anos, ele diz ter uma facilidade natural com a Matemática, mas que conta com a ajuda da escola para aprimorar a rotina de estudos. // SONORA VINÍCIUS OSOWISKI DOS SANTOS //

A inscrição na Omap foi automática para os alunos que participaram da 1ª edição da Prova Paraná de 2025. Já a ordem de classificação levou em conta critérios como o desempenho em Matemática na avaliação e a média obtida pelo aluno na disciplina no primeiro trimestre letivo. Nos casos de empate, foi considerada a maior frequência escolar no período de cinco de fevereiro a nove de julho. (Repórter: Gustavo Vaz)