Peritos fazem confronto balístico para catalogar crimes em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba

12/02/2020
Um estudo inédito está sendo feito por peritos criminais da Força Nacional de Segurança e do Instituto de Criminalística do Paraná, destacados para atuarem no Projeto Em Frente Brasil, em São José dois Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Trata-se do confronto de armas e munições apreendidas, a fim de formar um banco de informações para elucidação de crimes na área. O exame pericial de confronto balístico é ferramenta fundamental para análise dos crimes e busca analisar as armas de fogo apreendidas no município do Projeto durante o programa de enfrentamento à criminalidade violenta. Das cinco cidades do projeto nacional, São José dos Pinhais é a única que está fazendo este mapeamento das armas, projéteis, vítimas e crimes. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela perita criminal da Força Nacional, Marcia Gomes, e a do Instituto de Criminalística do Paraná, Jandira Bolda, ambas do Projeto. Segundo a perita da Força Nacional, Marcia Gomes, um dos objetivos dos exames é determinar se há relação entre os crimes ocorridos no município.
Já a perita Jandira Bolda destacou que a formação do banco de dados permite uma atuação integrada no combate ao crime.
A idealização do estudo é do delegado do município de São José dos Pinhais, Michel Teixeira de Carvalho, e as ações estão sendo implementadas pelo Setor de Balística Forense do Instituto de Criminalística do Estado do Paraná. De acordo com ele, a análise de armas e munições recolhidas permite uma visão organizada sobre o cenário de segurança do município.
Dentro do projeto, até o final do mês de novembro do ano passado, foram analisadas cinco armas de fogo e 16 projéteis que atingiram vítimas na cidade. Outros 396 cartuchos de munição foram apreendidos e catalogados pelas forças policiais. (Repórter: Rodrigo Arend)