Pesquisadores das universidades estaduais estão entre os melhores do mundo

23/11/2020
Dezessete pesquisadores das universidades estaduais do Paraná estão entre os principais cientistas do mundo na área das Ciências Biológicas, segundo estudo publicado pelo periódico PLOS Biology Journal. A revista é responsável por reunir pesquisas e levantamentos importantes da área.
Aparecem na classificação oito pesquisadores da UEM, a Universidade Estadual de Maringá, cinco da UEL, Universidade Estadual de Londrina, três da UEPG, a Universidade Estadual de Ponta Grossa e um da Unicentro, a Universidade Estadual do Centro-Oeste.
O levantamento, elaborado por autores vinculados à Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, à Inteligência em Pesquisa da Elsevier, na Holanda e a SciTech Strategies, também dos Estados Unidos, analisa o desempenho científico no ano de 2019.
Os pesquisadores receberam notas nos quesitos: artigos publicados, citações recebidas em 2019, posição mundial e nacional do pesquisador na subárea em que atua. No total, foram classificados 853 brasileiros vinculados a universidades federais, estaduais, institutos de pesquisa, fundações e universidades privadas.
O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, destaca que esse ranking demonstra a qualidade da pesquisa desenvolvida pela Universidade. Segundo ele, uma das missões é produzir conhecimento e para isso acontecer é necessário que sejam realizadas pesquisas importantes. O Reitor afirma que os investimentos do Governo do Estado nas universidades estaduais têm gerado bons frutos, validados pelas classificações internacionais. //SONORA SÉRGIO CARVALHO//
De acordo com o reitor da UEM, Júlio César Damasceno, estes resultados demonstram o nível de excelência dos pesquisadores, com uma história de empenho, entrega, responsabilidade, e também a qualidade da universidade. (Repórter: Flávio Rehme)