Portos do Paraná promove palestra sobre saúde da mulher

29/10/2020
Para encerrar as atividades alusivas ao Outubro Rosa, as funcionárias da Portos do Paraná participaram nesta quinta-feira de uma palestra sobre o câncer de mama. O encontro online reuniu colaboradoras e estagiárias da empresa pública para conversar sobre o tema com a diretora-geral do Instituto Peito Aberto, Fabiana Parro.
O convite foi estendido às funcionárias da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística ,do DER o Departamento de Estradas e Rodagem e Ferroeste. Esse momento “só para elas” foi de orientação, informação e atenção à saúde da mulher.
A palestrante Fabiana Parro, que é fonoaudióloga e venceu a doença lembra que é importante a realização dos exames que a mulher deve fazer anualmente, a atenção que ela tem que ter para a questão do câncer, mas, principalmente, alertá-las da importância de outros cuidados na vida com relação à alimentação, saúde, exercício físico. //SONORA FABIANA PARRO//
Fabiana, voluntariamente, se dedica à orientação e apoio às mulheres de todo o Brasil. Ela foi diagnosticada aos 36 anos de idade. Ela conta que sempre se cuidou, já fazia mamografia, porque tinha histórico na família. Mesmo com a esperança da probabilidade da genética familiar do pai não se manifestar, não foi o que aconteceu.
Fabiana diz ter sido um grande choque, mas, ao mesmo tempo, todas as mudanças que fez na vida ajudaram a vencer a doença, diz ela, que também destaca a importância do diagnóstico precoce na batalha.//SONORA FABIANA PARRO//
O Instituto surgiu da dor. São mulheres que decidiram transformar o sofrimento em amor ao próximo, conta a diretora. Segundo a Fabiana, durante a doença ela lembra que era imprescindível ter contato com que entendia e tinha informação sobre a doença.
O Instituto Peito Aberto acolhe essas mulheres e apoia não somente elas, mas as famílias que passam pela doença.
São vários projetos de acolhimento que envolve um equipe de 50 voluntários composta por profissionais da saúde, incluindo psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, além de assistente social, advogados e outros. Além dos atendimentos, o Instituto desenvolve projetos e oficinas como costura, confecção de perucas, para doação a pacientes com câncer, aulas de pintura, inglês e dança.
Atualmente são 85 mulheres atendidas pelo Instituto Peito Aberto.
A organização fica em Paranaguá. As informações completas estão no site peitoaberto.org.br .(Repórter: Flávio Rehme)