Potencial de biometano do Paraná vai transformar a frota rodoviária ligada ao campo
04/02/2025
Líder em produção de proteína animal no Brasil e com uma agricultura forte, o Paraná vai ter o biometano como combustível complementar ao uso de gás natural na movimentação da frota rodoviária diretamente ligada ao campo, elevando o grau de sustentabilidade do Estado. Esse é o objetivo do Projeto Corredores Rodoviários Sustentáveis do Paraná, que será ampliado a partir do aproveitamento de dejetos e resíduos agroindustriais para movimentar as frotas rodoviárias paranaenses. A assinatura da Carta Compromisso entre representantes de entidades do agronegócio, de transportadoras e do poder público estadual para efetivar o projeto será no dia 12, durante o Show Rural, em Cascavel. Além da melhoria ambiental, o sistema pode baratear em até 40% o custo do quilômetro rodado em veículos híbridos e em até 60%, quando o combustível for o biometano puro. A proposta dos Corredores Rodoviários Sustentáveis está desenhada para 4.586 quilômetros de estradas cruzando 147 municípios. Mas também são beneficiados outros 159 por estarem em um raio de até 20 quilômetros do corredor, o que permite viabilidade no fornecimento para quem produzir biometano para injetar em rede de gás ou para fornecer a postos. No ano passado, a Compagas iniciou a operação da primeira rota conectando os municípios de Paranaguá e Londrina. No percurso já estão funcionando 11 postos de abastecimento de veículos leves e pesados movidos a gás. Novos postos devem se integrar neste ano. Da mesma forma, a opção pelo biometano abre uma alternativa de independência em relação aos combustíveis fósseis, fortalecendo a segurança energética e reduzindo a vulnerabilidade às oscilações do mercado de petróleo. O Estado pode se valer ainda da arrecadação de tributos no local de origem de produção do combustível. (Repórter: Gustavo Vaz)