Primeiros lotes de concessões rodoviárias do Paraná devem gerar 190 mil empregos

23/08/2023
As obras e serviços previstos nos contratos dos dois primeiros lotes de concessões rodoviárias do Paraná devem gerar cerca de 190 mil empregos, segundo as estimativas da Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT. A previsão é que o Lote 1 crie, entre empregos diretos e indiretos, crie mais de 81 mil postos de trabalho. Para o Lote 2, a expectativa é que sejam 110 mil empregos. O primeiro lote, com 473 quilômetros de rodovias nas regiões de Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná, vai a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo nesta sexta-feira, com expectativa de quase oito milhões de reais em investimentos. O segundo será disputado no final de setembro, também na B3, com 605 km de extensão de rodovias e previsão de investimentos de mais de 10 bilhões de reais. Para os lotes seguintes, que ainda estão em análise no Tribunal de Contas da União e aguardam data para leilão, a expectativa é de mais 395 mil empregos diretos e indiretos. Os números foram apresentados pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, durante o seminário Paraná em Foco: da indústria ao turismo, as oportunidades de investimentos para o estado em debate, organizado pelo jornal Valor Econômico nesta quarta-feira. // SONORA SANDRO ALEX //

Ao todo, o pacote de concessões prevê quase 50 bilhões de reais em investimentos em duplicações, novas pistas, acostamentos e serviços de manutenção em mais de 3 mil quilômetros de rodovias por todo o Estado. Os contratos determinam que as novas obras sejam iniciadas em até três anos e concluídas até o sétimo ano de contrato. O programa de concessões contempla todas as regiões do Paraná, dando capilaridade aos investimentos e melhorando a segurança em toda a malha rodoviária, tanto em rodovias estaduais quanto em estradas federais. O Paraná executa um pacote de 8 bilhões de reais em obras, o que inclui parcerias, como com a Itaipu Binacional. Os projetos em diferentes modais estão baseados no aumento da produção agropecuária do Estado e na sua vocação logística. A Nova Ferroeste é o único projeto ferroviário estadual que foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal, e está em processo de licenciamento ambiental pelo Ibama. (Repórter: Victor Luís)