Professores da rede estadual apresentam projetos de robótica premiados em evento de formação
25/11/2022
Além de participarem das oficinas de robótica para desenvolvimento coletivo de protótipos durante evento de formação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, parte dos professores também apresentou projetos vencedores do concurso de robótica do Agrinho, competição inédita lançada neste ano em parceria com o Sistema Faep/Senar. A maioria deles tinha como foco a sustentabilidade ambiental, como projetos de irrigação de plantações, de controle de áreas territoriais e animais e de semeadura. Um deles foi o “Semear Inovação”, para dispersar sementes em áreas delimitadas ou de difícil acesso. O projeto conquistou o primeiro lugar do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco. O trabalho resultou em um drone semeador feito por cinco estudantes da 1ª série do ensino médio do Colégio Estadual do Campo Cely Tereza Grezzana, de Chopinzinho, no Sudoeste. A orientadora do projeto, professora Sirlei Rodrigues da Rosa, contou que a ideia do projeto partiu da diretoria da escola. // SONORA SIRLEI RODRIGUES DA ROSA //
A professora ainda explicou que com a peça em mãos, o desafio foi desenvolver o acionamento do mecanismo e como acoplá-lo ao drone em si, único equipamento que não foi desenvolvido pelos estudantes. // SONORA SIRLEI RODRIGUES DA ROSA //
Outro projeto que conquistou a primeira posição de núcleo foi o de “Melhoria dos cruzamentos ferroviários”, do Núcleo de Maringá, feito pelos estudantes Juan Fogaça de Oliveira e Giovanna de Oliveira Assunção, ambos da 2ª série do Colégio Estadual José Luiz Gori, de Mandaguari. O professor Marcio Alves Pereira explicou como surgiu a ideia deste projeto. // SONORA MARCIO ALVES PEREIRA //
Na prática, em uma maquete, os estudantes desenvolveram cancelas eletrônicas, semelhantes às de pedágio, que fecham com a aproximação do trem usando um sensor, alertando motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. (Repórter: Gustavo Vaz)
A professora ainda explicou que com a peça em mãos, o desafio foi desenvolver o acionamento do mecanismo e como acoplá-lo ao drone em si, único equipamento que não foi desenvolvido pelos estudantes. // SONORA SIRLEI RODRIGUES DA ROSA //
Outro projeto que conquistou a primeira posição de núcleo foi o de “Melhoria dos cruzamentos ferroviários”, do Núcleo de Maringá, feito pelos estudantes Juan Fogaça de Oliveira e Giovanna de Oliveira Assunção, ambos da 2ª série do Colégio Estadual José Luiz Gori, de Mandaguari. O professor Marcio Alves Pereira explicou como surgiu a ideia deste projeto. // SONORA MARCIO ALVES PEREIRA //
Na prática, em uma maquete, os estudantes desenvolveram cancelas eletrônicas, semelhantes às de pedágio, que fecham com a aproximação do trem usando um sensor, alertando motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. (Repórter: Gustavo Vaz)