Programa de conservação de rodovias na região de Pato Branco abrange 131,8 quilômetros
20/01/2023
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná publicou o resultado da licitação para conservar o pavimento de mais de 131 quilômetros de rodovias estaduais do Sudoeste. A empresa Differencial Engenharia Ltda. foi declarada vencedora, tendo apresentado proposta de preço de mais de 12 milhões e 730 mil reais e sido habilitada pela comissão de julgamento do DER/PR. O edital contempla a PR-493 entre Pato Branco e Dois Vizinhos, e outras quatro rodovias da região: PRC-158 e PR-281 entre Chopinzinho e São João; PR-562 entre São João e o distrito de Vista Alegre, e a PR-281 em Mangueirinha. Aproximadamente 215 mil habitantes da região serão beneficiados. Estão previstos os serviços de remendos profundos e superficiais, selagem de trinca, fresagem, reperfilagem, melhorias no sistema de drenagem e na sinalização horizontal, entre outros. O prazo do contrato será de 365 dias, após emissão de ordem de serviço. Os trechos pertencem ao Lote F da Superintendência Regional Oeste do DER/PR, parte do programa de conservação do pavimento Proconserva. Com a publicação, em Diário Oficial e no portal Compras Paraná, tem início prazo para interposição de recursos quanto ao resultado, seguido por período para apresentação de contrarrazões. Depois a licitação segue para homologação, e finalmente a assinatura de contrato. O DER/PR também publicou esta semana a homologação de outros dois lotes do Proconserva que contemplam a região Sudoeste. O Lote E, com investimento de mais de 52 milhões de reais, vai atender 410 quilômetros de 17 municípios, e o Lote G, que prevê serviços de conservação especificamente para a PRC-280 e PRC-158, ligação entre Palmas e Renascença, com 116 quilômetros de extensão e investimento de mais de 27 milhões de reais. O Proconserva é um programa intermediário do DER/PR, visando garantir a conservação e boas condições de segurança das rodovias estaduais, enquanto está em elaboração o próximo programa de conservação. Para esta nova iniciativa estão em desenvolvimento projetos que vão contemplar soluções mais modernas, embasadas por uma cuidadosa análise das condições do pavimento da malha estadual. Será uma nova modelagem para este tipo de contrato, com indicadores de desempenho e resultados mais eficazes e duradouros. (Repórter: Alexandre Nassa)