Programa de eficiência energética da Copel incentiva instalações de geração solar
30/03/2023
A geração fotovoltaica de energia está cada vez mais presente no Brasil, e no Paraná recebe o incentivo do Programa de Eficiência Energética da Copel. Aliada à troca de equipamentos que consomem muita energia, a instalação de sistemas solares para a geração ajuda instalações públicas e privadas a economizar na conta. Atualmente, estão em andamento 111 desses projetos em telhados de hospitais, universidades, prédios públicos, indústrias, cooperativas agropecuárias e condomínios residenciais. Desde 2014, quando o programa da Copel passou a permitir a instalação dessas unidades, já são 200 milhões de reais destinados a projetos já concluídos ou em execução. Eles permitem um acréscimo ao sistema de distribuição que passa dos 20 megawatts de potência instalada, o equivalente ao consumo médio mensal de até 21 mil residências paranaenses. O financiamento é feito após a aprovação em chamadas públicas abertas periodicamente. O mais recente deles selecionou sete projetos. Um exemplo que já está se tornando realidade é no hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. O projeto em execução inclui troca de lâmpadas, aparelhos de ar-condicionado e motores. Adicionalmente, os espaços de cobertura de telhados e de estacionamentos estão ganhando placas solares. O resultado esperado é uma redução no consumo de energia de 43%, e uma redução equivalente na emissão de gás carbônico em 147 toneladas ao ano. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná recentemente entrou em operação uma usina solar capaz de suprir mais da metade do consumo das unidades Ecoville e Neoville, em Curitiba, em um projeto de dois milhões de reais. A universidade já tinha unidades geradoras em Dois Vizinhos, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Londrina, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo, financiadas pelos Programas de Eficiência Energética e de Pesquisa e Desenvolvimento da Copel. De acordo com o coordenador do Programa da Companhia, Marcelo Gonçalves, a associação de unidades de geração com a substituição de equipamentos ineficientes eleva os ganhos também para o meio ambiente. // SONORA MARCELO GONÇALVES //
O Programa de Eficiência Energética da Copel é regulado pela Aneel. O objetivo é promover o consumo consciente e combater o desperdício da energia elétrica nos mais diversos setores da economia. (Repórter: Gustavo Vaz)
O Programa de Eficiência Energética da Copel é regulado pela Aneel. O objetivo é promover o consumo consciente e combater o desperdício da energia elétrica nos mais diversos setores da economia. (Repórter: Gustavo Vaz)