Projeto incrementa cadeia de hortifrútis e aumenta a renda de agricultores

02/06/2020
Um projeto iniciado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater possibilitou que, em apenas quatro anos, hortifrutigranjeiros de dez municípios da região de União da Vitória dessem um salto na profissionalização do negócio e na garantia de clientela o ano todo. Em alguns casos, a renda dos produtores aumentou em dez vezes. De acordo com o extensionista José Eustáquio Pereira, era de conhecimento a vontade que os consumidores tinham de adquirir produtos da região.// SONORA JOSÉ EUSTÁQUIO PEREIRA.//
Os produtores não tinham pleno conhecimento da atividade, não identificavam os compradores e tampouco o comércio regional sabia o que era produzido. Depois de um levantamento de informações e do envolvimento de 78 diferentes instituições, o IDR-Paraná colocou em prática o Projeto HF, de hortifrúti. A partir dele, cresceu o uso de tecnologia nas lavouras, assim como a produção de alimentos agroecológicos e orgânicos, e os clientes tomaram conhecimento e se interessaram pela compra. A renda dos produtores também aumentou e, ainda este ano, haverá um centro virtual de comercialização. O princípio do projeto era que todos os segmentos do setor deveriam receber atenção. Segundo Pereira, foi criado um plano para o setor produtivo com a assistência técnica, e construída uma agroindústria em Cruz Machado. Foi instituído, inclusive, um programa de desconto de IPTU para o comerciante que adquirisse produtos da região e comprovasse a compra com nota.// SONORA JOSÉ EUSTÁQUIO PEREIRA.//
Os técnicos do IDR-Paraná capacitaram os produtores para melhorar a qualidade dos hortifrútis. Atualmente, 62 estão ativos no projeto e outros 112, cadastrados a participar. Pelo lado do comércio, o projeto reúne 59 empresas comprometidas com a venda e com a divulgação da marca HF. Para o produtor, a ampliação do mercado trouxe mais renda. Antes, muitos dependiam do mercado institucional, basicamente a merenda escolar, que era reduzida em período de férias. Agora eles têm mercado contínuo. As famílias do projeto entregam, aproximadamente, 500 quilos de hortifrútis por semana. A renda média per capita, conforme o extensionista, passou de 400 reais para 4 mil e 500 reais mensais. Os mercados também aumentaram em 400% as vendas dos produtos com a marca HF. Isso se refletiu na propriedade, com melhoria das moradias e mais investimentos, como sistemas de irrigação e estufas. A próxima etapa do projeto é lançar um site para vendas eletrônicas. Para isso, foi firmada parceria com o Instituto Federal do Paraná, Campus de União da Vitória, que desenvolve a plataforma. (Repórter: Amanda Laynes)