Ratinho Junior apresenta projeto inovador do transporte a prefeitos de Santa Catarina
14/10/2025
O pioneirismo do Paraná na implantação do primeiro Bonde Urbano Digital da América do Sul despertou o interesse de autoridades de outros estados. Uma comitiva formada por prefeitos de Santa Catarina e representantes do governo de Mato Grosso visitou o Estado nesta terça-feira para conhecer o projeto e acompanhar o andamento da montagem do sistema, que vai operar no transporte coletivo entre Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Os visitantes foram recebidos no Palácio Iguaçu pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, pelo secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, e pelo diretor-presidente da Amep, Gilson Santos. Após o encontro, o grupo seguiu para o Parc Autódromo de Pinhais, onde o BUD está em processo de montagem. O governador exaltou a inovação e a felicidade pelo interesse de outros estados e cidades pelo projeto. // SONORA RATINHO JUNIOR //
Apresentado em setembro pelo Governo do Paraná, o Bonde Urbano Digital é fruto de um investimento da Amep. O sistema usa tecnologia chinesa de transporte coletivo sem trilhos, desenvolvida pela empresa CRRC Nanjing Puzhen. Diferentemente dos VLTs, movidos sobre trilhos, ou dos ônibus elétricos convencionais, o BUD opera sobre o asfalto com pneus de borracha e é guiado por um sistema de “trilhos virtuais”, com marcações digitais e sensores de alta precisão que definem o caminho a ser seguido. Essa tecnologia emprega recursos como detecção ferroviária, controle coordenado de eixo e rastreamento automático. Segundo o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, as últimas peças para a montagem do BUD paranaense chegaram. // SONORA GILSON SANTOS //
O prefeito de Piçarras e presidente da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí, Tiago Maciel Baltt, explicou que a região está buscando financiamento junto ao Banco Mundial para investimentos em transporte público. // SONORA TIAGO MACIEL BALTT //
O veículo vai ter 30 metros de comprimento, três eixos, capacidade para 280 passageiros, ar-condicionado, operação bidirecional e pode alcançar 70 km/h. A linha inicial do BUD vai ter cerca de 13 quilômetros, em um trajeto atualmente usado por cerca de 10 mil pessoas por dia. A previsão é de que o Bonde Urbano Digital comece a operar em novembro. (Repórter: Gustavo Vaz)
Apresentado em setembro pelo Governo do Paraná, o Bonde Urbano Digital é fruto de um investimento da Amep. O sistema usa tecnologia chinesa de transporte coletivo sem trilhos, desenvolvida pela empresa CRRC Nanjing Puzhen. Diferentemente dos VLTs, movidos sobre trilhos, ou dos ônibus elétricos convencionais, o BUD opera sobre o asfalto com pneus de borracha e é guiado por um sistema de “trilhos virtuais”, com marcações digitais e sensores de alta precisão que definem o caminho a ser seguido. Essa tecnologia emprega recursos como detecção ferroviária, controle coordenado de eixo e rastreamento automático. Segundo o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, as últimas peças para a montagem do BUD paranaense chegaram. // SONORA GILSON SANTOS //
O prefeito de Piçarras e presidente da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí, Tiago Maciel Baltt, explicou que a região está buscando financiamento junto ao Banco Mundial para investimentos em transporte público. // SONORA TIAGO MACIEL BALTT //
O veículo vai ter 30 metros de comprimento, três eixos, capacidade para 280 passageiros, ar-condicionado, operação bidirecional e pode alcançar 70 km/h. A linha inicial do BUD vai ter cerca de 13 quilômetros, em um trajeto atualmente usado por cerca de 10 mil pessoas por dia. A previsão é de que o Bonde Urbano Digital comece a operar em novembro. (Repórter: Gustavo Vaz)


