Rede estadual inicia a aplicação das provas do Saeb; 215 mil alunos estão participando

20/10/2025
A Secretaria da Educação do Paraná começou nesta segunda-feira a aplicar as provas do Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica. Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Saeb avalia o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, além de coletar informações sobre fatores que influenciam o processo de ensino e aprendizagem. A aplicação segue até o dia 31 de outubro para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3º série do Ensino Médio. Na rede estadual são 215 mil estudantes fazendo as provas, aproximadamente 29 mil somente em Curitiba. A organização e toda a preparação para a aplicação das provas nas escolas foram feitas pelos Núcleos Regionais de Educação. A chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Laura Patrícia Lopes, explica que a preparação para o Saeb começou já no fim de 2024. // SONORA LAURA PATRÍCIA LOPES //

As provas do Saeb acontecem a cada dois anos e os resultados obtidos nas provas são somados a itens como a frequência para compor a nota do Ideb brasileiro, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que mede justamente a qualidade da educação no país. Desde 2019, o Paraná subiu seis posições e ocupa a primeira colocação no ranking geral, tendo obtido 4.9 pontos em 2023. No Colégio Cívico-Militar República Oriental do Uruguai, em Curitiba, 120 alunos de três turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e uma da 3ª série do Ensino Médio estão fazendo as provas nesta segunda-feira. Na edição passada, a escola ficou em 4º lugar entre as 2 mil estaduais, institutos federais, colégios da Polícia Militar e instituições de ensino privadas. A diretora Elisângela Schurz destaca a expectativa de que o colégio permaneça com esse resultado. // SONORA ELISÂNGELA SCHURZ //

Anelyse Silva Santos de Oliveira, de 17 anos, que termina o Ensino Médio em dezembro, está confiante com a prova. // SONORA ANELYSE SILVA SANTOS //

Os dados coletados também ajudam o Governo Federal a planejar ações mais eficazes para as necessidades identificadas nas escolas. Além disso, a avaliação ajuda a identificar as desigualdades educacionais existentes entre diferentes regiões, redes de ensino e escolas. (Repórter: Victor Luís)