Rodovia entre Doutor Camargo e Floresta recebe obras de segurança viária

11/09/2023
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, DER/PR, autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, realizou melhorias na segurança viária de 27,1 quilômetros da PR-551, contemplando os municípios de Doutor Camargo, Ivatuba e Floresta, todos na região Noroeste. Foram investidos ao todo mais de 600 mil reais no trecho, por meio do Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais. Foi executada nova sinalização horizontal, com pintura de linhas nos bordos e eixos da rodovia, inscrições no pavimento, marcas de canalização e marcas transversais. Também foram implantadas novas placas de sinalização vertical, conforme definido em projeto executivo de engenharia específico para este trecho rodoviário, que tem início no entroncamento com a Rodovia PR-323 em Doutor Camargo, e conclui no entroncamento com a Rodovia PR-317, acesso para Floresta. Os serviços foram executados por meio do lote 5 do Proseg Paraná, que atende 1.519,14 quilômetros de rodovias estaduais da Superintendência Regional Noroeste do DER/PR, com um investimento de mais de 61 milhões de reais. O prazo de execução do lote vai até novembro de 2024. O programa realiza serviços de segurança viária na malha rodoviária do Estado com o objetivo de diminuir o número de acidentes, utilizando dispositivos e soluções que auxiliem os usuários, principalmente no período noturno. O programa está dividido em oito lotes, que contemplam 9.965,43 quilômetros de rodovias paranaenses, com investimento total de quase 415 milhões de reais do Governo do Paraná. No mesmo trecho PR-551 está em andamento uma obra de recuperação de três pontos de erosão, um investimento de quase 900 mil reais, com previsão de conclusão em outubro. Estão em fase de finalização os serviços nos km 23+090 e km 24+063, que incluem a substituição de boca de bueiro e de parte dos bueiros de concreto sob a rodovia, cujos danos resultaram no surgimento de erosão. Também foi recuperado o talude destes segmentos, com depósito de novo solo e plantio de mudas, grama e capim de enleivamento. No km 22+052 serão implantadas novas sarjetas de concreto no lugar das peças danificadas, e substituído o solo que sofreu erosão, seguido por plantio de revestimento vegetal. A obra prevê implantação de novas defensas metálicas e terminais absorvedores de energia para velocidades de até 80 km/h, nos três segmentos contemplados, sendo uma medida adicional para garantir mais segurança aos usuários. (Repórter: Victor Luís)