Servidores estaduais têm canal de atendimento presencial para os serviços do SAS

05/05/2023
Com o objetivo de acolher dúvidas e eventuais reclamações sobre o SAS, Sistema de Assistência à Saúde, o Departamento de Saúde do Servidor da Secretaria estadual da Administração e da Previdência lançou, em 2023, as Centrais de Atendimento Presenciais do SAS. Os espaços funcionam nos hospitais de referência para o atendimento dos servidores públicos estaduais. O atendimento do SAS é dividido em 15 macrorregiões do Paraná. A Central de Atendimento já está funcionando em oito delas, Curitiba, Londrina, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Jacarezinho, Maringá e Campo Mourão. Até junho, as macrorregiões de Ponta Grossa, União da Vitória e Umuarama também contarão com o espaço de atendimento. As salas presenciais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 horas da manhã às 5 horas da tarde. Além do apoio aos servidores que buscam atendimento e orientação para formalização de dúvidas e reclamações no sistema eletrônico da ouvidoria do SAS, o atendimento local também será responsável pela fiscalização periódica do prestador de serviço contratado pelo estado. O Sistema de Assistência à Saúde é um benefício do servidor paranaense e seus dependentes legais, sem nenhuma contrapartida financeira do funcionário. Para registrar queixas, sugestões de melhorias e elogios, é importante que o servidor faça um registro oficial por meio da Ouvidoria online do SAS. As solicitações são direcionadas à equipe do Departamento da Saúde do Servidor e são fundamentais para o registro das ocorrências e a garantia do cumprimento dos contratos com os fornecedores de serviço. O servidor recebe o primeiro retorno em um dia útil, e o hospital também é acionado. O SAS atendeu mais de 150 mil pessoas em 2022, e o número de procedimentos realizados por meio do benefício ultrapassou os dois milhões no período. De janeiro a março de 2023, já foram mais de 89 mil 697 atendimentos e 492 mil 813 procedimentos. (Repórter: Nathália Gonçalves)