Sistema de Atendimento ao Migrante gera informações para orientar políticas públicas
04/12/2025
A Agência do Migrante, inaugurada na semana passada no Centro de Curitiba, conta agora com o Sistema de Atendimento ao Migrante. Com tecnologia desenvolvida pela Celepar, o software criado especificamente para esse fim, além de ajudar no atendimento, gera dados que ajudam o Estado a planejar políticas públicas. Gil Souza, superintendente de Governança Migratória, explicou como o sistema ajuda o fluxo de chegada de pessoas ao Estado. // SONORA GIL SOUZA //
A agência é vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania e à Superintendência-Geral de Governança Migratória. O treinamento para uso do Sistema começou na segunda-feira e, nesta terça, quando passou a ser adotado, já foi batido o recorde no atendimento, com 72 pessoas recebidas. Antes da mudança para o novo endereço, na Avenida Marechal Deodoro, número 806, Centro de Curitiba, o atendimento médio diário era de 30 pessoas. Gil Souza afirmou que esses números se devem à localização mais central do espaço. // SONORA GIL SOUZA //
A Agência foi inaugurada no dia 26 de novembro e é a primeira estrutura pública do Brasilno formato de balcão único de serviços voltado ao atendimento de migrantes, refugiados, apátridas e retornados. Ela é composta por quatro unidades: o Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas; o Orgmigra, responsável pela produção de dados e pelo suporte à formulação de políticas públicas baseadas em evidências; o Migrahub, hub de inovação social que articula soluções colaborativas entre Estado, sociedade civil e academia; e a Ouvidoria do Migrante, canal de escuta, acolhimento e orientação. (Repórter: Gustavo Vaz)
A agência é vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania e à Superintendência-Geral de Governança Migratória. O treinamento para uso do Sistema começou na segunda-feira e, nesta terça, quando passou a ser adotado, já foi batido o recorde no atendimento, com 72 pessoas recebidas. Antes da mudança para o novo endereço, na Avenida Marechal Deodoro, número 806, Centro de Curitiba, o atendimento médio diário era de 30 pessoas. Gil Souza afirmou que esses números se devem à localização mais central do espaço. // SONORA GIL SOUZA //
A Agência foi inaugurada no dia 26 de novembro e é a primeira estrutura pública do Brasilno formato de balcão único de serviços voltado ao atendimento de migrantes, refugiados, apátridas e retornados. Ela é composta por quatro unidades: o Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas; o Orgmigra, responsável pela produção de dados e pelo suporte à formulação de políticas públicas baseadas em evidências; o Migrahub, hub de inovação social que articula soluções colaborativas entre Estado, sociedade civil e academia; e a Ouvidoria do Migrante, canal de escuta, acolhimento e orientação. (Repórter: Gustavo Vaz)


