Universidades estaduais reforçam atendimento no aplicativo Saúde Online
24/11/2020
O aplicativo Saúde Online Paraná, lançado no início deste mês, é um serviço inovador na prevenção e combate à Covid-19, inclusive em relação aos efeitos psicológicos. Profissionais da saúde e estudantes das universidades estaduais reforçam todas as etapas do atendimento aos cidadãos.
Seis enfermeiros, oito médicos e 20 estudantes de graduação das áreas da saúde se revezam no atendimento, além de 30 psicólogos voluntários.
Na plataforma, os cidadãos podem acessar informações oficiais sobre o novo coronavírus e receber assistência de profissionais de plantão para buscar orientações relacionadas à Covid-19 e outras doenças. Inicialmente, o aplicativo está disponível para smartphones com sistema operacional Android, na PlayStore.
A coordenação das atividades é da UEL, a Universidade Estadual de Londrina, que tem larga experiência em ações de telemedicina, resultado de atividades desenvolvidas pelos professores dos cursos da saúde, amparadas pelos profissionais do Hospital Universitário, considerado a maior unidade de saúde pública do Interior do Paraná.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa é responsável pela coordenação dos serviços de Enfermagem no aplicativo.
As universidades estaduais de Maringá, Unicentro e do Norte do Paraná a Uenp, também atuam com médicos bolsistas.
Os cidadãos cadastrados no aplicativo podem incluir familiares que não têm dispositivos móveis com acesso à internet. Depois do cadastro, os pacientes passam por uma triagem rápida, selecionando as seguintes opções: suspeita de Covid-19, retorno de Covid-19 positivo, e contato com Covid-19 positivo.
De acordo com o resultado da triagem, ele pode ser encaminhado a uma unidade de pronto atendimento ou fazer uma consulta remota com os médicos da plataforma, no período das 8 horas da manhã às 11 horas da noite, diariamente. As consultas acontecem pelo próprio aplicativo, no sistema de teleconsulta.
Caso seja necessário, os médicos podem prescrever medicamentos e emitir atestados digitais. Aqueles que atuam no teleatendimento têm acesso ao histórico completo de consultas anteriores, antecipando diagnósticos e prognósticos. (Repórter: Flávio Rehme)
Seis enfermeiros, oito médicos e 20 estudantes de graduação das áreas da saúde se revezam no atendimento, além de 30 psicólogos voluntários.
Na plataforma, os cidadãos podem acessar informações oficiais sobre o novo coronavírus e receber assistência de profissionais de plantão para buscar orientações relacionadas à Covid-19 e outras doenças. Inicialmente, o aplicativo está disponível para smartphones com sistema operacional Android, na PlayStore.
A coordenação das atividades é da UEL, a Universidade Estadual de Londrina, que tem larga experiência em ações de telemedicina, resultado de atividades desenvolvidas pelos professores dos cursos da saúde, amparadas pelos profissionais do Hospital Universitário, considerado a maior unidade de saúde pública do Interior do Paraná.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa é responsável pela coordenação dos serviços de Enfermagem no aplicativo.
As universidades estaduais de Maringá, Unicentro e do Norte do Paraná a Uenp, também atuam com médicos bolsistas.
Os cidadãos cadastrados no aplicativo podem incluir familiares que não têm dispositivos móveis com acesso à internet. Depois do cadastro, os pacientes passam por uma triagem rápida, selecionando as seguintes opções: suspeita de Covid-19, retorno de Covid-19 positivo, e contato com Covid-19 positivo.
De acordo com o resultado da triagem, ele pode ser encaminhado a uma unidade de pronto atendimento ou fazer uma consulta remota com os médicos da plataforma, no período das 8 horas da manhã às 11 horas da noite, diariamente. As consultas acontecem pelo próprio aplicativo, no sistema de teleconsulta.
Caso seja necessário, os médicos podem prescrever medicamentos e emitir atestados digitais. Aqueles que atuam no teleatendimento têm acesso ao histórico completo de consultas anteriores, antecipando diagnósticos e prognósticos. (Repórter: Flávio Rehme)