Vocação logística: projetos de infraestrutura de diferentes modais avançam no Paraná
22/08/2023
O primeiro lote das concessões rodoviárias do Paraná vai a leilão na próxima sexta-feira, com uma modelagem inédita que promete ser referência para o Brasil e vai reduzir as tarifas de pedágio ao mesmo tempo que garante as obras que vão alavancar a infraestrutura paranaense. Mas este não é o único projeto logístico capitaneado pelo Governo do Estado, que investe também na modernização dos portos, aeroportos e na ampliação da malha ferroviária para reduzir os custos de produção e aumentar a competitividade. Os projetos buscam consolidar a “vocação logística” do Paraná, como destacou o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, durante o evento “Paraná em perspectiva – Desafios e oportunidades”, promovido pela Gazeta do Povo. Ele participou de um painel sobre infraestrutura, ao lado de João Arthur Mohr, gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep, Federação das Indústrias do Estado do Paraná. O secretário ressalta que a característica principal do Estado é a logística, por estar em uma posição estratégica na América do Sul. // SONORA SANDRO ALEX //
A modelagem foi construída em parceria entre o Governo do Estado e o governo federal, com ampla participação da sociedade civil e do setor produtivo paranaense. O primeiro e o segundo lotes, que serão leiloados, respectivamente nos dias 25 de agosto e 29 de setembro, somam mais de mil quilômetros de estradas, um terço do total do programa, e abrangem regiões importantes, como o Litoral, Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Centro-Sul e Norte Pioneiro. O secretário destaca que além de todo o ganho logístico, as obras previstas para esses lotes vão gerar mais de 100 mil empregos. // SONORA SANDRO ALEX //
O gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep afirmou que o projeto é robusto e será um divisor de águas no Estado. // SONORA ARTHUR MOHR //
Ao mesmo tempo em que amplia a capacidade rodoviária do Estado, o governo também trabalha no projeto da Nova Ferroeste, corredor ferroviário ligando Maracaju em Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá, com ramais que também devem ir a Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai e a Argentina, e Chapecó em Santa Catarina. No centro dessa estrutura está a ampliação do Cais Leste do Porto, o chamado Moegão. João Arthur Mohr afirma que para o setor produtivo, principalmente aqui no Paraná, o ramal ferroviário é muito estratégico. // SONORA ARTHUR MOHR //
O secretário Sandro Alex destaca a gestão porturária do Porto de Paranaguá. // SONORA SANDRO ALEX //
O Governo do Estado também executa outras importantes obras no Litoral, mudando a cara da região. Entre elas está a Ponte de Guaratuba e a revitalização da Orla de Matinhos. (Repórter: Nathália Gonçalves)
A modelagem foi construída em parceria entre o Governo do Estado e o governo federal, com ampla participação da sociedade civil e do setor produtivo paranaense. O primeiro e o segundo lotes, que serão leiloados, respectivamente nos dias 25 de agosto e 29 de setembro, somam mais de mil quilômetros de estradas, um terço do total do programa, e abrangem regiões importantes, como o Litoral, Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Centro-Sul e Norte Pioneiro. O secretário destaca que além de todo o ganho logístico, as obras previstas para esses lotes vão gerar mais de 100 mil empregos. // SONORA SANDRO ALEX //
O gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep afirmou que o projeto é robusto e será um divisor de águas no Estado. // SONORA ARTHUR MOHR //
Ao mesmo tempo em que amplia a capacidade rodoviária do Estado, o governo também trabalha no projeto da Nova Ferroeste, corredor ferroviário ligando Maracaju em Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá, com ramais que também devem ir a Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai e a Argentina, e Chapecó em Santa Catarina. No centro dessa estrutura está a ampliação do Cais Leste do Porto, o chamado Moegão. João Arthur Mohr afirma que para o setor produtivo, principalmente aqui no Paraná, o ramal ferroviário é muito estratégico. // SONORA ARTHUR MOHR //
O secretário Sandro Alex destaca a gestão porturária do Porto de Paranaguá. // SONORA SANDRO ALEX //
O Governo do Estado também executa outras importantes obras no Litoral, mudando a cara da região. Entre elas está a Ponte de Guaratuba e a revitalização da Orla de Matinhos. (Repórter: Nathália Gonçalves)