200 mil mudas por ano: Estado inaugura novas instalações do viveiro florestal de Ibiporã

Revitalização do viveiro inclui estufas novas, um sistema de irrigação automatizado, bancadas elevadas, área de rustificação, barracão de trabalho, casa de viveirista, além de um espaço para trabalhos administrativos com uma sala específica para a educação ambiental.
Publicação
04/09/2025 - 17:30

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado entregou nesta quinta-feira (4) a revitalização do viveiro florestal do Instituto Água e Terra (IAT) de Ibiporã, no Norte do Paraná. Localizado no Parque Estadual de Ibiporã, o espaço passou por uma série de reformas para aprimorar o funcionamento da estrutura, que agora terá capacidade para produzir cerca de 200 mil mudas de espécies nativas por ano para ações de restauração ambiental. O investimento foi de R$ 1,1 milhão. O instituto é vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

Ao todo, o pacote da reestruturação incluiu estufas novas, um sistema de irrigação automatizado, bancadas elevadas, área de rustificação (processo que adapta mudas a condições mais adversas), barracão de trabalho, casa de viveirista e um espaço para trabalhos administrativos com uma sala específica para atividades de educação ambiental.

“Essa é uma linha de atuação do programa Paraná Mais Verde, o primeiro viveiro dos 19 que vamos revitalizar ao longo dos próximos anos, com estrutura de ponta, com tecnologia como irrigação automatizada”, explicou o gerente de Restauração Ambiental do IAT, Mauro Scharnik.

Além da inauguração do viveiro, ocorreu durante a cerimônia a assinatura de um Protocolo de intenções entre o IAT e o município de Ibiporã. O documento visa promover estratégias de incentivos à conservação e a recuperação da biodiversidade na região, através da restauração de Áreas de Preservação Permanente, Reservas Legais e demais Áreas Degradadas. A meta é que as medidas contribuam para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas e para a qualidade de vida da população.

“Com esse viveiro renovado, vamos poder atender toda a região de Londrina, com mudas nativas para restauração ambiental. Serão, ao todo, 26 municípios beneficiados por essa estrutura, capaz de produzir 200 mil mudas ao ano e com possibilidade de ampliação”, afirmou o gerente.

PARANÁ MAIS VERDE – A ação integra o programa Paraná Mais Verde, que incentiva o plantio de mudas de espécies nativas do Paraná como forma de aliar o desenvolvimento ambiental, econômico e social, bem como incentivar a população a plantar árvores, seja em área urbana ou rural, para colaborar no equilíbrio do clima. As mudas são plantadas em locais que precisam ser recuperados ou mais bem arborizados.

São seis linhas de atuação: Revitaliza Viveiros, Viveiros Socioambientais, Incentivo a Espécies Ameaçadas de Extinção, Datas Comemorativas, Parques Urbanos e Poliniza Paraná.

VIVEIROS – Os viveiros administrados pelo Instituto Água e Terra estão localizados em São José dos Pinhais, Engenheiro Beltrão, Salgado Filho, Cascavel, Cornélio Procópio, Guarapuava, Fernandes Pinheiro, Ivaiporã, Jacarezinho, Morretes, Ibiporã, Mandaguari, Pato Branco, Tibagi, Pitanga, Paranavaí, Toledo, Umuarama e Paulo Frontin. Já os laboratórios de sementes ficam em São José dos Pinhais e em Engenheiro Beltrão.

GALERIA DE IMAGENS