Abastecimento em Fernandes Pinheiro ganha reforço de 50% com novo reservatório

Novo reservatório tem capacidade para armazenar 20 mil litros de água, volume suficiente para atender a demanda dos moradores da Vila Isabel e do Gralha Azul, até as proximidades do cruzamento da linha férrea, mesmo nos dias e horários de maior consumo.
Publicação
09/01/2026 - 15:39
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os bairros Vila Isabel e Gralha Azul, em Fernandes Pinheiro, no Centro-Sul do Estado, foram beneficiados com a instalação de um novo reservatório de água tratada. A estrutura, concluída no fim de dezembro, é fruto de uma parceria entre a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a prefeitura, com o objetivo comum de assegurar um atendimento de qualidade aos moradores das regiões mais altas da cidade.

Apoiado em uma estrutura de concreto armado de 8 metros de altura, o novo reservatório tem capacidade para armazenar 20 mil litros de água, o que corresponde a um incremento de 50% na capacidade total de armazenamento do sistema. O volume é suficiente para atender a demanda dos moradores da Vila Isabel e do Gralha Azul, até as proximidades do cruzamento da linha férrea, mesmo nos dias e horários de maior consumo.

A nova estrutura contribui para aumentar também a disponibilidade de água no sistema de abastecimento de Fernandes Pinheiro como um todo. Além do novo reservatório na Vila Isabel, a Companhia dispõe de uma unidade de reservação na área central da cidade, com capacidade para armazenar 40 mil litros de água tratada. Estas duas estruturas, que armazenam a água captada em dois poços artesianos, operam juntas para manter a estabilidade na distribuição para os moradores.

A superintendente da Sanepar na Região Sudeste, Simone Alvarenga de Campos, explica que ampliar a reservação em Fernandes Pinheiro foi um dos vários projetos prioritários na região. “A Sanepar mantém um programa de investimentos em infraestrutura para atender a demanda contínua do crescimento das cidades e para manter a segurança hídrica dos sistemas. Na região, também tivemos melhorias importantes nos sistemas de abastecimento de Irati, Palmeira, Prudentópolis, Nova Tebas, Pitanga e Quedas do Iguaçu".

GALERIA DE IMAGENS