O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) preparou uma programação especial para o mês de setembro, com atividades gratuitas voltadas ao público de diferentes idades e interesses. As ações, organizadas pelo setor educativo da instituição, incluem rodas de conversa, visita noturna temática e mais uma edição do projeto Cárcere, com uma aula sobre arquitetura prisional.
A aula será ministrada pelo arquiteto e urbanista Eduardo Sanches Salsamendi e oferecerá oportunidades de aprendizado, reflexão e vivências culturais únicas. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia nos formulários específicos de cada atividade.
Confira a programação:
11 de setembro (quinta-feira)
Roda de conversa | História da música: trilhas sonoras
Nesta roda de conversa será debatida a história da música com ênfase nas trilhas sonoras. A professora Eliane Severo irá conduzir a atividade, em que serão abordados os temas: conceito de música, conceito de trilha sonora, a importância desse gênero, cronologia das trilhas e exemplos de filmes premiados em função do aspecto sonoro. A intenção é refletir sobre a experiência auditiva de uma produção audiovisual, e como ela contribui para criar atmosfera, emoção e proporcionar momentos únicos ao espectador.
Horário: às 14h
Vagas: 20
Público: a partir de 12 anos
Inscrições AQUI
13 de setembro (sábado)
Visita guiada | "Desse Lado do Muro" (Projeto Cárcere)
A visita explora a antiga central de custódia da Rua Barão do Rio Branco, no centro de Curitiba, recentemente anexada ao MIS-PR. No local, encontra-se o prédio de um antigo presídio, que abriga o Projeto Cárcere e a exposição "Desse Lado do Muro", propondo trazer à tona a temática carcerária. Ambientada entre celas e grades originais, a exposição leva o público a refletir, por meio das fotografias de Erick Dau, Francisco Proner e Thiago Dezan, sobre a realidade do sistema prisional latino-americano.
Horário: às 11h
Vagas: 30
Público: a partir de 16 anos
Faça as inscrições AQUI
19 de setembro (sexta-feira)
Roda de conversa | No fundo do baú
A fim de proporcionar um momento criativo e desenvolver o sentimento de pertencimento, esta roda de conversa aborda memórias do fundo do baú, que serão compartilhadas por meio de objetos pessoais dos participantes, discos, fotografias, trechos de filmes e outros somados às memórias afetivas dos participantes. O evento será composto de 2 momentos: a visita guiada, aproximadamente 30 minutos, pela exposição "Sinestesia dos Objetos".
Essa mostra apresenta uma coleção de itens tridimensionais do acervo do museu, incluindo vitrolas, câmeras, rádios, televisores e outros objetos significativos, considerando o processo criativo e a evolução tecnológica das produções fotográficas, da TV, do Rádio e do Cinema. Depois os participantes se reunirão no miniauditório para compartilharem suas lembranças: receitas de família, um objeto especial, livro, fotografias, ou qualquer objeto que o faça ficar feliz.
Horário: às 14h
Vagas: 20
Público: Intergeracional
Inscrições AQUI
25 de setembro (quinta-feira)
Visita noturna | Clássicos do rock
O Museu de Imagem e do Som preparou no mês de setembro uma visita mediada noturna permeada pelo gênero musical que surgiu nos anos 1950, o Rock. Sua marca registrada é a guitarra elétrica, com um ritmo cheio de energia e vibração que encantou o público. Também é considerado um estilo de vida e uma forma de atitude e comportamento. A atividade possibilitará conhecer um pouco mais sobre a história do Rock ao longo das décadas, suas principais características, estilos e curiosidades, bem como as principais bandas no Brasil e no mundo.
Horário: às 19h
Vagas: 30
Público: Livre
Inscrições AQUI
26 de setembro (sexta-feira)
Arquitetura Prisional: entre segurança e reintegração social (Projeto Cárcere)
O arquiteto e urbanista Eduardo Sanches Salsamendi ministrará um aulão/palestra sobre as disputas que atravessam a arquitetura prisional no Brasil. A apresentação irá discutir a arquitetura prisional como campo em disputa entre os conceitos de segurança e reintegração social.
Considerando suas interfaces com o universo do cárcere, a investigação reflete sobre o papel das prisões no Brasil - marcadas pela superlotação, insalubridade e violações de direitos humanos. A proposta é debater sobre como o projeto arquitetônico pode se relacionar e interagir com os dois discursos mais consolidados dentro do campo prisional.
Horário: às 19h
Vagas: 30
Público: a partir de 16 anos
Para se inscrever, é preciso enviar email para educativomis@seec.pr.gov.br.
Para mais informações sobre as programações, entre em contato com a equipe do MIS-PR pelo e-mail educativomis@seec.pr.gov.br.