Alunos da rede pública recebem prêmio do Concurso Estadual de Poesias sobre trabalho infantil

Promovido pela secretaria estadual da Educação e Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, o concurso faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, viabilizado em parceria entre as duas instituições. Foram premiados 32 finalistas, todos estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
Publicação
25/11/2025 - 17:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Foi realizada nesta terça-feira (25) a cerimônia de premiação dos finalistas do Concurso Estadual de Poesias SEED/TRT9/PCTIR 2025, promovido pela secretaria estadual da Educação (Seed-PR) e o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9). A premiação integra o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTIR), viabilizado em parceria entre as duas instituições. A solenidade aconteceu no Miniauditório do Centro Cultural Teatro Guaíra, em Curitiba.

A produção dos alunos versou sobre o trabalho infantil. O objetivo da iniciativa é tratar do tema com estudantes da rede estadual de ensino, por intermédio de ações em sala de aula, como atividades temáticas, debates, palestras e eventos.

“Uma educação de qualidade se conquista com reflexão e estímulo à produção intelectual”, explica o secretário da Educação, Roni Miranda. “O concurso incentiva nossos estudantes à produção literária e ajuda a fortalecer políticas públicas de proteção à infância e à adolescência com a conscientização dentro e fora da sala de aula”.

O Concurso foi direcionado a estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino e consistiu na produção de poesias que refletissem sobre o tema do enfrentamento ao trabalho infantil. Foram produzidas 699 poesias em todos os 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE), que organizaram suas respectivas comissões de análise. Cada NRE, então, elegeu uma poesia, totalizando 32 finalistas.

Para a desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, gestora regional do PCTIR, foi gratificante perceber a dedicação dos estudantes ao concurso. “Além de despertar a veia poética de cada um dos participantes, o concurso permite que se caminhe em direção a uma educação qualificada, com conteúdo social”, disse ela. “No caso do TRT9, é uma forma de dar um passo além em nossa obrigação institucional, englobando a sociedade, no caso as escolas, em ações que tenham como fim a justiça social”, afirmou.

“É uma ação de extrema relevância, que promove reflexão, empoderamento e, principalmente, a discussão acerca de uma temática tão importante que é a prevenção do trabalho infantil”, completa a chefe do Departamento de Educação Inclusiva (Dein) da Secretaria da Educação, Maíra Tavares de Oliveira.

PREMIAÇÃO – Cada um dos estudantes, e seus respectivos professores orientadores, foram premiados com tablets, totalizando 64 aparelhos, adquiridos com subsídios do TRT9.

No evento desta terça-feira estiveram presentes os finalistas dos núcleos de Curitiba, Área Metropolitana Norte (AMN) e Área Metropolitana Sul (AMS), acompanhados dos pais e professores orientadores. Também compareceram os chefes desses NREs e os dos núcleos de Campo Mourão, Cianorte, Ibaiti, Ivaiporã, Jacarezinho, Loanda, Paranavaí, Pitanga, União da Vitória e Wenceslau Braz, que receberam os prêmios em nome dos respectivos alunos e orientadores. Os demais aparelhos já foram ou ainda serão entregues pessoalmente pela desembargadora Rosemarie, diretamente aos alunos vencedores, nas suas respectivas escolas.

PRESENÇAS - Também estiveram no evento o diretor-geral da Seed-PR, João Luiz Giona Júnior, e a diretora de Planejamento e Gestão Escolar, Graziele Andriola.

GALERIA DE IMAGENS