O Centro Juvenil de Artes Plásticas do Paraná (CJAP) recebeu nesta segunda-feira (24) representantes da República Tcheca para a entrega de certificados aos alunos e alunas participantes da 53ª Exposição Internacional Infantil de Artes Lídice 2025 (Icefa). Na cerimônia também foi entregue uma medalha à instituição, que reconhece a dedicação do CJAP no ensino das Artes.
Com representantes da Secretaria de Estado da Cultura, Consulado da República Tcheca no Brasil e da Coordenação da Icefa, foram entregues 36 certificados aos participantes da exposição. Alguns estudantes receberam uma certificação de destaque por fazerem parte da coleção de desenhos responsável pela medalha à instituição, e outros foram agraciados com menção honrosa por suas produções.
Com a temática “Atualmente podemos brincar ou jogar sem o uso do celular?”, foram mais de 12 mil obras integrantes desta edição do concurso. O CJAP inscreveu 30 desenhos de autores de Curitiba e seis de outras cidades do Paraná (Sarandi, Rebouças, Bossa Nova e Pitanga), sendo agraciados com a certificação de participação e uma medalha por destaque de trabalhos enviados pela instituição.
Para Luiz Gustavo Vidal, diretor do CJAP, o reconhecimento da instituição consolida o propósito do espaço. “O processo para que os estudantes tenham a oportunidade de participarem de concursos como este é feito por professores que se dedicam muito às crianças, à cultura, à arte, ao ensino, e à questão da formação de plateia”, diz ele.
O diretor reforça que momentos como este irão influenciar na vida deles até o futuro e o CJAP, afirma, tem isso - são 72 anos marcando a vida das pessoas que passam pelo museu. “É um espaço ímpar, onde crianças e adolescentes descobrem o mundo, descobrem um novo olhar para a vida”, acrescenta.
“Eu gosto muito deste espaço”, diz Maria Luiza Malina, coordenadora do Icefa. “Aqui os professores ensinam a ver, para além de olhar”, afirma ela, descrevendo a riqueza de detalhes que pôde observar nos desenhos dos alunos do Centro Juvenil.
Em vista do CJAP ser o único equipamento estadual do Brasil a se dedicar exclusivamente ao ensino das artes ao público infanto-juvenil, André Avelino, diretor de Memória e Patrimônio Cultural, da secretaria estadual da Cultura, afirma que o ano de 2025 tem sido um ano marcante para a cultura do Paraná. “E a certificação internacional dos alunos do CJAP é mais um reconhecimento tanto do trabalho dos profissionais quanto do envolvimento com a comunidade”.
EVENTO – A Exposição Internacional Infantil de Belas Artes de Lídice (Icefa Lidice) foi criada em 1967 para homenagear as crianças vítimas de guerras, incluindo as que foram assassinadas na cidade de origem da exposição pelos nazistas alemães. Tornou-se internacional em 1973 e, nos últimos anos, mais de 25 mil obras de arte foram apresentadas por crianças de mais de 80 países. Entre eles estão República Tcheca, China, Índia, Filipinas, Brasil, Zimbábue, e muitos outros.
MEDALHA – A organização do evento promovido pelo Memorial de Lídice da República Tcheca concedeu uma medalha para o CJAP em função do destaque das obras de seis jovens que criaram desenhos baseados na reflexão principal da edição. Estes trabalhos ficarão expostos até março de 2026 na Galeria do Memorial.
Além dos desenhos, duas alunas do CJAP obtiveram menção honrosa em função de uma produção audiovisual. Um conjunto de desenhos brasileiros selecionados pela equipe da Exposição Internacional Infantil de Belas Artes de Lídice (Icefa Lidice) estarão expostos na Câmara Legislativa do Distrito Federal, em Brasília, a partir do dia 27 de novembro.
















