O CMEI Dona Laura ganhou um novo telhado em Rio Bonito do Iguaçu. A força-tarefa de limpeza e preparação da unidade para voltar a receber as crianças contou com apoio de 29 presos e servidores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), além da Defesa Civil e do CREA-PR.
A mobilização começou logo depois da passagem do tornado pela cidade. Entre os edifícios avariados, o CMEI Dona Laura recebeu esforço coordenado e ágil para a retomada rápida do atendimento às crianças.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destacou a importância da entrega da creche para ajudar os pais que necessitam de mais tempo para reconstruir suas casas. “Você ter um espaço de acolhimento é fundamental, e esse espaço de acolhimento foi colocado em condições de acolher em tempo recorde através de várias mãos de voluntários e entidades que ajudaram bastante, e certamente essa ação mostrou novamente a importância das nossas universidades estaduais”, disse.
Na semana passada, após a avaliação da Secretaria Municipal de Educação, a reconstrução do CMEI foi definida como prioridade. Na quarta-feira, estudantes e professores dos cinco campi da Unioeste — convocados por meio de uma Operação Rondon emergencial — iniciaram a limpeza e os reparos iniciais com apoio de voluntários locais. Na quinta-feira, o trabalho ganhou reforço de presos e voluntários, além de alunos do Curso Técnico em Eletrotécnica do CEEP Laranjeiras do Sul e do curso de Agronomia da UFFS.
A docente da Unioeste e participante do Projeto Rondon, Rosisleine de Fátima Fontana, destaca o cenário de guerra que encontrou ao chegar com os rondonistas na cidade. “Foi uma mobilização de todos, todo mundo colocou a mão na massa e ajudou a gente, dando um show de cidadania e humanidade para levantar esse espaço que foi bastante danificado”, disse.
O rondonista estudante de fisioterapia da Unioeste, Matheus Bruno Ribeiro dos Santos, 20 anos, explicou que foi um trabalho pesado, mas feito com muito carinho para receber as crianças e ajudar os pais que tanto precisam desse apoio. “Eu fiquei responsável por ajudar com as telhas, enquanto as mulheres foram responsáveis por agilizar a limpeza. Não deu pra entregar tudo, não está totalmente funcional o espaço ainda, mas já é possível realizar as ações com as crianças”, afirmou.
O CMEI Dona Laura está aberto nesta segunda e terça-feira (17 e 18) para receber os pais que estejam interessados em se cadastrar para deixar seus filhos na creche durante o dia. No momento não há atividades ou qualquer ação feita com as crianças na creche. A previsão é que a partir de quarta-feira (19) as crianças poderão ir para a creche. Ainda não há previsão para o reinício das aulas.
A diretora da creche, Lucieli Vargas, destaca a rapidez da força-tarefa para reconstruir o espaço. “Foi muito rápido com o apoio da Unioeste, a gente não esperava que fosse tão veloz toda a ação. Agora nós já podemos receber os pais aqui e as famílias podem muito em breve poder voltar toda a atenção na reconstrução dos seus bens”, afirmou.
As obras envolveram limpeza, retirada de entulhos, limpeza e recuperação dos materiais pedagógicos, recuperação da rede elétrica interna com a troca de lâmpadas e fiação, conserto da caixa d’água, conserto da cobertura que estava 100% comprometida, reposição de telhas, conserto de vazamento de água, entre outras atividades.
Com a limpeza concluída e a estrutura organizada, o CMEI Dona Laura está praticamente pronta para receber novamente as atividades definidas pela Secretaria Municipal de Educação. Ele também passará por uma reestruturação necessária que deve chegar ao valor estimado de R$ 522 mil.
A secretária municipal de Educação, Eliane Dal Casteli, diz que o CMEI será um ponto de acolhimento pedagógico e psicológico. “Queremos estar com as crianças para que suas famílias possam reconstruir seus lares”, ressaltou.
Confira o antes e depois:
































































