Equipes da Sanepar trabalharam agilmente nesta segunda-feira (22) para retomar a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu, que fornece água tratada para 500 mil pessoas de Curitiba e cidades vizinhas. Às 16h, a ETA já estava operando próximo dos níveis normais – com 3,2 mil litros de água tratados por segundo. Às 17h30, o reestabelecimento da distribuição foi total, com a capacidade máxima de 3,5 mil l/s. A Estação foi danificada pelas fortes chuvas e ventos na madrugada desta segunda-feira (22).
Apenas em localidades pontuais o sistema de abastecimento ainda segue em retomada, com previsão de normalização nas próximas horas.
A ETA Iguaçu teve o serviço parcialmente interrompido por quatro horas, das 5h às 9h, por causa do destelhamento de um dos telhados da unidade, arrancado pela força dos ventos da tempestade que atingiu a capital paranaense na madrugada desta segunda-feira.
As telhas foram lançadas pelo vendaval sobre um dos módulos da unidade, comprometendo três equipamentos de filtragem. Às 9h, o tratamento de água foi retomado parcialmente, em uma média de 2,7 mil l/s
Além dos danos estruturais na ETA Iguaçu, a queda de energia provocada pelo temporal contribuiu para afetar o abastecimento em São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.
O impacto relacionado ao abastecimento foi minimizado pela flexibilidade do Sistema Integrado de Abastecimento de Curitiba (SAIC), que permite que outras estações façam o fornecimento, e pela agilidade da equipe da Sanepar na reativação emergencial da ETA Iguaçu.
Para a retirada das telhas danificadas, os profissionais utilizaram um guindaste e a área afetada foi coberta com lona. Os três filtros receberam os primeiros reparos e operam em modo emergencial. Os reparos definitivos na ETA Iguaçu estão programados para os próximos dias.