Balé Teatro Guaíra lota Palácio das Artes, em BH, com “Romeu e Julieta” contemporâneo

Coreografia inspirada no clássico de Shakespeare foi acompanhada ao vivo pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob a regência da maestra Ligia Amadio. O público prestigiou o ensaio aberto e lotou os dois dias de apresentação. E nos dias 12 e 13 de julho, o balé se apresenta em São Paulo, com com duas potentes coreografias.
Publicação
30/06/2025 - 16:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Mais de 3 mil pessoas prestigiaram neste fim de semana as apresentações do Balé Teatro Guaíra no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em Belo Horizonte, Minas Gerais. As sessões aconteceram no sábado e domingo (28 e 29), com lotação máxima. Além disso, na sexta-feira (27), um ensaio aberto ao público também atraiu muitos espectadores.

Em cena, a versão contemporânea de "Romeu e Julieta", inspirada no clássico de Shakespeare, encantou os mineiros com coreografia e direção de Luiz Fernando Bongiovanni e trilha sonora de Sergei Prokofiev, interpretada ao vivo pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob a regência da maestra Ligia Amadio. Sucesso de público, a apresentação se constitui em momento histórico: trata-se do primeiro resultado de uma parceria cultural entre os governos do Paraná e de Minas Gerais, por meio do Centro Cultural Teatro Guaíra e da Fundação Clóvis Salgado.

“Esta montagem reafirma a potência criativa de corpos artísticos públicos, fomentados pelos governos estaduais paranaense e mineiro que, ao longo dos anos, têm levado a arte brasileira a novos patamares de excelência", disse Luciana Casagrande Pereira, secretária da Cultura do Paraná, que prestigiou a companhia em Minas Gerais. "A parceria entre estados, companhias e talentos é um reflexo do compromisso que temos com a cultura como um bem coletivo, acessível e transformador”. 

Para o diretor artístico do Teatro Guaíra, Áldice Lopes, a turnê representa um marco importante para a história do Paraná. “Estamos abrindo uma grande parceria entre os governos e esse é o maior legado que levamos nessa ida para Belo Horizonte. A recepção foi maravilhosa. Fizemos um ensaio aberto na sexta-feira com o teatro quase lotado e, no fim de semana, duas apresentações com casa cheia. A parceria com o Palácio das Artes e com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob a regência da maestra Ligia Amadio, foi fundamental para o sucesso da temporada”, disse.

PRÓXIMA PARADA – Nos dias 12 e 13 de julho (sábado e domingo), o Balé Teatro Guaíra se apresenta no Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista, com o espetáculo "Contraponto", que reúne duas coreografias potentes: “Anima – Imensidão Adentro”, de Alan Keller, e “Castelo”, de Alessandro Sousa Pereira. As sessões acontecem no sábado, às 20h, e no domingo, às 16h. Os ingressos estão disponíveis no Sympla, com valores entre R$ 15 e R$ 50.

"Anima" propõe uma imersão sensorial e poética em imagens que revelam o invisível que nos move. Já "Castelo" é um estudo coreográfico sobre os mecanismos de defesa que desenvolvemos diante das tensões do mundo contemporâneo. Um espetáculo intenso, sensível e visualmente arrebatador.

TURNÊ INTERNACIONAL – A temporada de 2025 do Balé Teatro Guaíra também tem ganhado destaque no cenário internacional. Em março, a companhia realizou uma turnê por quatro cidades portuguesas. Em agosto, retorna à Dinamarca para mais uma participação no tradicional Festival Sommerballet, onde fará a estreia mundial de "Stol", nova criação de Alessandro Sousa Pereira, além de reapresentar "Castelo".

Luiz Fernando Bongiovanni, diretor do Balé Teatro Guaíra, destaca que 2025 é um ano especial para a companhia. “Batizamos este ano de ‘Pé na Estrada’, porque estamos levando a arte do Paraná para diferentes regiões do Brasil e também para fora do país. Convido a todos a acompanharem o Balé Guaíra nas redes sociais, porque, de alguma forma, estaremos perto”, disse Bongiovanni.

Acompanhe a programação da companhia pelo Instagram no Balé Teatro Guaíra e do Centro Cultural Teatro Guaíra.

GALERIA DE IMAGENS