O 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), com sede em Cascavel, foi acionado na manhã desta quarta-feira (15) para atender a um incêndio em um apartamento localizado no Edifício João Batista, situado no cruzamento das ruas Riachuelo e Londrina, no Bairro Country, no mesmo município.
No local, as equipes constataram fogo em um dos apartamentos do último pavimento, com intensa emissão de fumaça e risco de propagação para unidades vizinhas. Imediatamente, foi realizada a evacuação do edifício e iniciado o combate direto às chamas, com o emprego de viaturas de combate a incêndio e resgate.
Dentro do apartamento incendiado havia três vítimas, entre elas uma mulher de 51 anos com queimaduras na face, vias aéreas, braços e pernas, e uma criança de 4 anos, com queimaduras na pelve, pernas e mãos. Elas foram retiradas pelos moradores do prédio. Outra vítima foi resgatada de dentro do apartamento em estado grave pela guarnição do Corpo de Bombeiros. Todas foram encaminhadas para unidades hospitalares.
- Escola Superior do CBMPR é um dos centros de formação mais modernos do Brasil
- PCPR fortalece inteligência integrada para combater o tráfico e elucidar homicídios
Durante a atuação das equipes do CBMPR, dois bombeiros militares, o 1º sargento Edemar de Souza Migliorini e o cabo Leandro Batista, ficaram feridos e necessitaram de atendimento médico.
“O apartamento estava totalmente em chamas, mas o sargento atravessou pelo fogo, procurou a vítima e a retirou. Saiu em chamas de dentro do apartamento, jogamos cobertor em cima dele para apagar o fogo e ele ainda queria voltar lá pra ver se tinha mais vítimas. Ele não se intimidou e teve muito controle emocional”, relatou o subtenente Ananias Maciel, que também atendeu a ocorrência.
As chamas foram controladas e extintas, evitando a propagação para outros apartamentos e minimizando os danos estruturais. Após o rescaldo, o imóvel foi isolado para inspeção técnica e perícia pelas equipes competentes, que deverão apurar as causas do incêndio.
O CBMPR reforça a importância de manter equipamentos elétricos e de gás em boas condições, além de seguir as normas de segurança predial e condominial, contribuindo para a criação da cultura da prevenção de incêndios e desastres.