O último final de semana contou com intensa atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) no Litoral. Foram 141.238 ações preventivas, entre orientações, advertências e prevenções, voltadas a moradores e turistas que aproveitaram as praias. Os guarda-vidas distribuíram 6.068 pulseirinhas de identificação, o que possibilitou a localização de 452 crianças que se desencontraram momentaneamente de seus responsáveis. As equipes também atenderam 724 ocorrências envolvendo água-viva, com orientações e primeiros atendimentos aos banhistas.
Também foram realizados 637 salvamentos, número que engloba resgates e atendimentos relacionados a diferentes graus de afogamento. Apesar do elevado fluxo de pessoas nas praias, não houve registro de mortes por afogamento, reforçando a importância do trabalho preventivo e da adesão da população às orientações das equipes.
Desde o início da temporada do Verão Maior Paraná, o CBMPR já soma 227.662 ações preventivas no Litoral. Ao longo do período, foram distribuídas 10.918 pulseirinhas, resultando na localização de 829 crianças, além do atendimento a 2.475 ocorrências com água-viva. No total, foram contabilizados 1.032 salvamentos e sete óbitos por afogamento em toda a temporada.
- Palcos Sunset do Verão Maior apresentaram 52 bandas paranaenses aos veranistas
- Postos do Verão Maior Paraná encerram temporada com 2,3 milhões de atendimentos
“Nosso foco é a prevenção. Quando a população segue as orientações, respeita as sinalizações e frequenta áreas com postos de guarda-vidas, os riscos diminuem significativamente. O resultado de um final de semana sem óbitos por afogamento demonstra a importância desse trabalho conjunto”, destaca a capitã Tamires Pereira.
Além da atuação diária nas praias, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná integra o esquema de segurança dos shows e eventos do Verão Maior Paraná. Durante as apresentações, o efetivo é reforçado com guarda-vidas posicionados estrategicamente ao longo da faixa de areia, realização de orientações preventivas ao público e restrição do acesso ao mar no período noturno, quando os riscos são ampliados.
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná reforça que os postos de guarda-vidas funcionam diariamente das 8h às 19h e que o respeito às sinalizações e às orientações das equipes é fundamental para garantir um verão mais seguro. Em caso de emergência, a população deve ligar 193. Somente no Litoral, atuam diariamente 607 bombeiros militares e 292 guarda-vidas civis em ações de prevenção, salvamento e apoio aos grandes eventos da temporada.






