O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) promoveu neste domingo (19) uma tarde de brincadeiras e muita interação no Parque Barigui, em Curitiba, durante a ação “CBMPR no Parque Barigui com as Crianças”. A iniciativa integrou a programação especial da corporação no mês de outubro, em comemoração aos seus 113 anos, e reuniu centenas de famílias em uma tarde dedicada ao lazer, à educação e à aproximação entre bombeiros e comunidade.
Com apoio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) da Prefeitura de Curitiba, o evento levou ao parque caminhões, equipamentos operacionais e atrações que encantaram o público de todas as idades. As crianças puderam vestir capas e capacetes de bombeiro, participar de um circuito interativo que simulava atividades reais da profissão e ainda se divertir com pinturas faciais feitas pelos próprios militares.
Também houve demonstrações com a cadela de busca e resgate Megan, conduzida pelo cabo Santos, e apresentação musical da banda do CBMPR, que animou o público durante a tarde.
- Inscrições para curso de Guarda-Vidas Civil Voluntário estão na reta final
- 193: em quais ocorrências o número do Corpo de Bombeiros Militar deve ser acionado
Cerca de 600 pessoas passaram pelo local ao longo do dia. Para o comandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, as atividades deste mês vem reforçando a presença da corporação para além do atendimento de ocorrências. “Estamos celebrando mais de um século de história dedicado a salvar vidas, e essa história só faz sentido junto da população. Por isso, cada atividade comemorativa busca fortalecer esse vínculo e mostrar o quanto o Corpo de Bombeiros faz parte do dia a dia dos paranaenses”, afirmou.
A soldado Laís Cristina Fressato, que participou da ação com seu filho, reforça que o evento é uma oportunidade de mostrar o cuidado e a importância do trabalho da corporação. “As crianças gostam muito dos bombeiros e esse contato direto permite mostrar o nosso trabalho de um jeito leve, alegre e educativo. A gente vê o encantamento nos olhos delas — e dos pais também. Pra mim a maior prova de que esta interação é super positiva foi a declaração do meu filho: ‘mãe eu adorei, não quero ir embora’”, comentou a bombeira.
Já o cabo Diego Ribeiro Laranjeira, que esteve presente com a família, ressaltou o valor comunitário da iniciativa. “Foi uma tarde maravilhosa. Ver as crianças interagindo, os adultos participando e todo mundo aprendendo um pouco mais sobre a nossa atividade é motivo de orgulho. Essa integração é essencial para aproximar ainda mais a sociedade do Corpo de Bombeiros”, disse.