As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) começam a ser aplicadas na segunda-feira (20) em todo o Brasil. Nas escolas estaduais do Paraná, a preparação dos estudantes envolveu muito mais que papel e caneta. Atividades lúdicas, competições, tecnologia e esportes foram usados para engajar e motivar os alunos antes da avaliação.
O período de aplicação se estende de 20 a 31 de outubro, para estudantes de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio em escolas públicas e privadas de todo o país. Os resultados do Saeb somados a informações do Censo Escolar, que é realizado anualmente, compõem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), um dos principais indicadores da qualidade da educação no Brasil.
Dados do Ideb 2023, divulgados em agosto do ano passado, revelaram que o Paraná tem a melhor educação do Brasil, tanto no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) quanto no Ensino Médio.
“Além de compor o Ideb, os resultados do Saeb apoiam professores, diretores e gestores públicos na tomada de decisão sobre práticas pedagógicas e políticas públicas em educação. Nos últimos anos, os dados do Saeb comprovaram a qualidade da educação paranaense e nos ajudaram a evoluir cada vez mais”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
Em 2025, a rede estadual do Paraná terá cerca de 215 mil estudantes participantes, que iniciaram os preparativos para o Saeb ainda no primeiro semestre letivo.
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SAEB – O Saeb é um conjunto de avaliações em larga escala aplicadas a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a estudantes da Educação Básica de todo o Brasil.
Na edição de 2025, serão aplicados testes de Língua Portuguesa e Matemática com base nas Matrizes de Referência de 2001 e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Algumas escolas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental também foram sorteadas para aplicar testes de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Além disso, a avaliação prevê a aplicação de questionários a secretarias municipais, diretores, professores e alunos das redes públicas.
Conheça algumas das principais iniciativas das escolas para o engajamento dos alunos:
TODOS NO MESMO BARCO
Se todos remam juntos, ninguém fica para trás. Essa foi a premissa da atividade “Remando Juntos pelo Saeb”, voltada a estudantes do 9º ano do Colégio Estadual José Busnardo, em Curitiba. No final de setembro, os alunos visitaram o Parque Náutico da Capital e tiveram uma aula experimental de Dragon Boat, esporte náutico que requer sincronia e cooperação entre os remadores.
A atividade física ao ar livre foi usada, pela direção escolar, como forma de fortalecer a motivação, a autoconfiança e o senso de união entre os alunos. “O projeto foi importantíssimo nesta fase da preparação em que estamos. Ações como essa possibilitam que avancemos cada vez mais em uma educação de qualidade e também nas habilidades socioemocionais dos estudantes”, diz a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Curitiba, Laura Patrícia Lopes.
A ação foi acompanhada por instrutores especializados na modalidade. Ao fim da atividade, professoras da escola incitaram os alunos a refletir sobre a conexão entre o esforço na água e a dedicação necessária para o Saeb — assim como no Dragon Boat, cada esforço individual impacta o resultado coletivo na avaliação.
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TECNOLOGIA E SUPERAÇÃO
Em Alto Piquiri, no Noroeste do Estado, a criatividade partiu dos próprios alunos. Estudantes do Ensino Fundamental na Escola Estadual do Campo Vinícius de Moraes, José Eduardo da Silva, de 14 anos, e Eduardo Turkiewicz, de 12, desenvolveram uma plataforma on-line que auxiliou a preparação dos colegas para o Saeb.
Na ferramenta, batizada de Portal da Superação, estudantes podem visualizar dados como nota e frequência, acompanhar rankings e conquistar medalhas em desafios virtuais. O site também permite que professores e direção escolar monitorem o desempenho dos alunos.
“Com o site, nossos colegas conseguem acompanhar seus resultados de perto e aprender cada vez mais. Eles se sentem mais motivados a continuar estudando e isso até causou uma melhora nos resultados”, conta Eduardo Turkiewicz, aluno do 7º ano do Ensino Fundamental.
A iniciativa foi criada como um projeto-piloto, implantado junto a 21 estudantes do 9º ano que prestarão a prova do Saeb. O objetivo dos desenvolvedores, no entanto, é expandir o acesso à plataforma às demais turmas da escola, bem como a pais e responsáveis, a partir do ano que vem.
CAÇA AO TESOURO
No Colégio Estadual Professor José Gomes do Amaral, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a estratégia da direção escolar para engajar os estudantes foi uma gincana pedagógica em formato de caça ao tesouro. Durante a Expedição Saeb, as turmas do 9º ano se transformaram em tripulações piratas com nome, bandeira e fantasias próprias.
As tripulações percorreram diferentes ‘portos do conhecimento’ — estações temáticas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Arte — onde enfrentaram desafios relacionados às competências curriculares. Cada acerto dava direito à peça de um quebra-cabeça, que, quando concluído, revelava a mensagem central da jornada: “O conhecimento é o único tesouro que ninguém pode roubar de você”.
“Trabalhamos desde o uso das incógnitas na Matemática até a localização geográfica do Brasil. Atividades como essa são um estímulo para nós, e mostram que estudar não precisa ser uma coisa chata. Após o Expedição Saeb, tenho certeza que estou mais preparado para a prova”, diz o estudante Luca Ávila, de 14 anos, que integrou a equipe Corsários da Lógica.
Professores e pedagogos também entraram no clima e se caracterizaram como piratas para o dia de atividades. Conforme a direção escolar, a ação foi uma forma de fortalecer habilidades avaliadas no Saeb de forma lúdica, criativa e colaborativa. A pontuação valorizou não apenas acertos, mas também a cooperação, a criatividade e a organização da equipe, reforçando a importância do trabalho em grupo.