Caminhões hidrojatos ajudam na limpeza de Rio Bonito do Iguaçu

Na noite desta terça-feira (11) e durante esta quarta-feira (12), um caminhão hidrojato da Sanepar, com capacidade para 12 mil litros, está na cidade fazendo a limpeza de ruas, calçadas e outras vias públicas. O Instituto Água e Terra (IAT) e a Defesa Civil também enviaram veículos adequados para reforçar e agilizar o trabalho de limpeza da cidade.
Publicação
12/11/2025 - 12:20

Confira o áudio desta notícia

O intenso fenômeno meteorológico que atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Estado, na última sexta-feira (07), está gerando ações solidárias de todos os cantos do Estado. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o Instituto Água e Terra (IAT) e a Defesa Civil do Paraná têm atuado, desde sábado (08), no auxílio à cidade e aos moradores. Uma das ações recentes é o uso de caminhões para lavar as ruas.

Na noite desta terça-feira (11) e durante esta quarta-feira (12), um caminhão hidrojato da Sanepar, com capacidade para 12 mil litros, está na cidade fazendo a limpeza de ruas, calçadas e outras vias públicas. O Instituto Água e Terra (IAT) e a Defesa Civil também enviaram veículos adequados para reforçar e agilizar o trabalho de limpeza da cidade.

"Os caminhões hidrojato normalmente são empregados para limpar e desobstruir redes de esgoto utilizando jatos de água de alta pressão e sucção, em manutenções preventivas e corretivas. Em situações de emergência, como a que vive Rio Bonito do Iguaçu, disponibilizamos o hidrojato para limpeza de vias públicas", diz a gerente-geral da Sanepar na Região Sudeste, Simone Alvarenga.

O uso do jato de alta pressão torna o trabalho mais rápido, consome menos água do que veículos de limpeza comuns, ajuda a varrer escombros e traz menos transtorno na limpeza das vias públicas. No ano passado, após as fortes enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul, a Sanepar enviou equipes e caminhões hidrojato para ajudar na limpeza e manutenção das ruas. Durante a pandemia da Covid-19 a empresa também disponibilizou os hidrojatos para higienização das vias no entorno de unidades de saúde.

A
Foto: Arnaldo Neto/AEN


ATUAÇÃO ININTERRUPTA – O trabalho de recuperação em Rio Bonito do Iguaçu é ininterrupto. Já no sábado, caminhões-pipa e carretas de água potável da Sanepar chegaram de várias cidades para garantir água tratada. Sem previsão de restabelecimento da energia, no mesmo dia geradores foram instalados pela Sanepar para que o sistema voltasse à operação. A produção de água envasada pela Sanepar, distribuída em copinhos, está sendo 100% destinada a abrigos e profissionais que trabalham na recuperação da cidade.

Diariamente, empregados de equipes de voluntariado de todas as regiões reúnem e destinam doações de colegas e também da comunidade para moradores de Rio Bonito. Equipes operacionais trabalham 24 horas por dia no conserto de vazamentos e redes rompidas tanto pelo desastre natural quanto por máquinas que trabalham nas ruas. Instalações de água e hidrômetros estão sendo consertados e substituídos nos imóveis atingidos.

Contando com uma frota de 139 máquinas pesadas e a mobilização de mão de obra numerosa, as ruas de Rio Bonito do Iguaçu já foram quase completamente desobstruídas. O maquinário usado para remover os destroços é composto por escavadeiras, retroescavadeiras, pás-carregadeiras, caminhões, tratores, caminhões caçamba e caminhões munck, entre outros pesos pesados. Parte desses equipamentos foi cedida pela Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu e municípios vizinhos. A frota ganhou ainda o reforço de órgãos do Governo do Estado, como o DER-PR e a Defesa Civil Estadual, além de entidades privadas. O objetivo do mutirão é limpar os terrenos para que seja possível acelerar a reconstrução da cidade.

GALERIA DE IMAGENS