Carnaval movimenta o turismo e garante alta nas reservas da rede hoteleira no Paraná

Já chegam a 70% dos leitos as reservas nos hotéis de Curitiba e a 90% no Litoral. No ano passado, nesse período, as reservas eram, em média, de 60%. Previsão é superar o faturamento do ano passado e ter reflexos positivos em Curitiba, no Litoral, Foz do Iguaçu e demais polos regionais.
Publicação
05/02/2026 - 11:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

No Paraná, hotéis e pousadas já sentem reflexo do movimento turístico do Carnaval, que no calendário deste ano acontece de 14 a 17 de fevereiro. A rede hoteleira do Litoral já tem reservados para o feriado 90% dos leitos. Em Curitiba, as reservas chegam a 70%. Os números superam os do ano passado, quando, uma semana antes do festejo, as reservas eram de 60%, em média.

Os dados foram compilados pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA), que estima receber mais hóspedes, por mais tempo, nesse período. “Turismo é uma engrenagem poderosa, que ajuda no crescimento econômico e social dos municípios. Quando o governo estadual fomenta o setor, promovendo o Paraná enquanto destino qualificado, o comércio, os hotéis e os profissionais locais são recompensados, porque gera renda, empregos e valoriza a identidade local”, afirma Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Para 2026, o fluxo de visitantes promete ser intenso. Em Curitiba, por exemplo, apenas duas atrações principais do Carnaval devem atrair juntas mais de 85 mil pessoas. Nos desfiles de escolas de samba – que fazem parte do cronograma oficial da prefeitura da Capital – a expectativa é reunir mais de 50 mil foliões, enquanto na Zombie Walk outras 35 mil pessoas são esperadas.

“Carnaval é sinônimo de folia, descanso e de turismo aquecido. Um lugar que não dá atenção para suas festas e celebrações locais perde uma grande oportunidade de captar turistas e promover o destino no mercado”, diz Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, órgão estadual de promoção do turismo. “O Paraná sabe do seu potencial, com programações variadas que posicionam o Estado como um destino versátil durante o ano todo”.

Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Carnaval de 2026 deve bater recorde de movimentação financeira no Brasil, atingindo R$ 14,48 bilhões. O Estado deve se beneficiar desse grande fluxo. Segundo a Fecomércio-PR, as perspectivas são positivas e de superação em relação ao Carnaval de 2025, cujo resultado foi estimado em cerca de R$ 712 milhões nas atividades típicas do turismo, como bares, restaurantes, transportes e hotéis.  

“Desde o pós-pandemia, o turismo do Paraná tem crescido mês a mês, acima da média nacional. O faturamento provável desse ano, apontado pela Fecomércio-PR, deve superar os números de 2025 e ter reflexos positivos em Curitiba, no Litoral, Foz do Iguaçu e demais polos regionais, com mais visitantes e foliões consumindo nossos serviços e gerando renda às empresas e profissionais”, explica Giovanni Bagatini, coordenador da Câmara de Turismo da Fecomércio-PR.

EMPRESAS CONFIRMAM – Os dados levantados pelo sindicato podem ser confirmados na prática. O hotel Mabu Curitiba Business, localizado próximo ao Teatro Guaíra, na Rua XV de Novembro, em Curitiba – onde passarão muitas atrações carnavalescas da Capital – já está com 80% de suas reservas feitas para o domingo de Carnaval (15).

Segundo Diego Garcia, diretor comercial do Grupo Mabu, a expectativa é alcançar os 100% de ocupação. “O crescimento do Carnaval em Curitiba está diretamente ligado ao perfil da cidade, que tem uma proposta diferente, criativa e cultural, alinhada ao turista que busca novas experiências. Esse movimento tem se refletido em um aumento consistente na procura por hospedagem no período, especialmente entre visitantes que valorizam a possibilidade de aproveitar a cidade a pé, com conforto e facilidade de deslocamento”, afirma.

Muitos turistas que vêm ao Estado para aproveitar as folias de Carnaval não deixam de lado os passeios e roteiros tradicionais – formas de complementar a experiência da viagem. Prova disso é o trem operado pela Serra Verde Express, ligando Curitiba à Morretes (no Litoral) – eleito um dos passeios sob trilhos mais bonitos do mundo pela editora britânica Lonely Planet, em 2025.

Para o domingo de Carnaval e para a segunda-feira (16) o passeio já atingiu lotação máxima, com 100% de ingressos vendidos. As reservas esgotaram mais de uma semana antes das festividades, ou seja, houve uma grande busca com antecedência pelos viajantes.

"O Carnaval de 2026 marca um momento de maturidade para o turismo paranaense. Curitiba deixou de ser apenas um ponto de passagem para se tornar um hub de experiências integradas. O visitante busca a Capital pelo seu conforto, gastronomia e experiência. Prova disso é que já estamos lotados em algumas saídas e com pouquíssimas vagas para os demais dias do feriado", disse Adonai Arruda Filho, diretor-geral da Serra Verde Express.

Engana-se quem pensa que o bom faturamento do Carnaval fica concentrado em poucos locais. É intenso o número de viajantes, inclusive estrangeiros, que atravessam o Estado para chegar ao Leste paranaense, o que também beneficia hotéis, serviços e empresas do setor de várias regiões.

“Recebemos muitos hóspedes que pernoitam para continuar a viagem no dia seguinte. Estamos esperando um aumento de 10% a 20% na ocupação durante esse Carnaval, melhor que no ano passado. Passam por aqui muitos paranaenses, junto de paraguaios e argentinos, que buscam as praias durante esta época”, afirma Azor Almeida, gerente-geral do Ibis da Cidade dos Lagos, em Guarapuava, na região Central do Estado.

CALENDÁRIO INTENSO – As programações de Carnaval ao redor do Estado serão intensas. Desde festividades tradicionais, celebrações alternativas, atividades especiais em atrativos e opções em meio à natureza, o Paraná tem um Carnaval para cada turista. Confira o que combina mais com cada perfil de viajante AQUI.

GALERIA DE IMAGENS