Com o desafio de superar distâncias, descentralizar os atendimentos e oferecer cuidado próximo de quem mais precisa, a Carreta Saúde da Mulher chegou ao Vale da Ribeira, perto da Região Metropolitana de Curitiba. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), está nesta semana no município de Cerro Azul e garantiu às mulheres que moram na área rural da região a realização de consultas e exames preventivos.
Um grupo de 21 mulheres da área rural de Adrianópolis, município vizinho a Cerro Azul, realizou consultas na carreta nesta sexta-feira (26) e colocou em dia os exames preventivos. Adair de Oliveira Trevisan, de 55 anos foi um delas. Saiu bem cedo de casa, e assim que os atendimentos iniciaram, às 7h, ela já estava pronta para realizar a sua mamografia.
“Com a carreta ficou muito mais fácil, a gente vem, faz o exame e no mesmo dia e volta para casa. Antes precisávamos ir mais longe, era cansativo. Agora ficou perto, acessível. Isso facilita a vida da gente, porque nós, mulheres, precisamos cuidar da saúde e da autoestima”, explica.
Em até 15 dias Adair terá o resultado do exame, disponibilizado online com um login e senha. Exames de ultrassonografia de mama, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia de tireoide são entregues na hora e avaliados por um médico disponível na carreta para atendimento e orientação de promoção da saúde e autocuidado.
"Quando idealizamos o Paraná Rosa em 2019, pensamos justamente em mulheres como as do Vale do Ribeira, que muitas vezes enfrentam grandes distâncias para acessar um serviço de saúde. Ver essa carreta chegando perto de quem mais precisa, garantindo exames e consultas, é a certeza de que estamos cumprindo a nossa missão: levar cuidado, acolhimento e dignidade. Mais do que prevenção, estamos oferecendo um gesto de humanidade e proximidade com cada mulher paranaense”, ressaltou Luciana Saito Massa, primeira-dama do Estado.
“O serviço tem sido fundamental para ampliar o acesso e fortalecer as ações de prevenção, especialmente em regiões com maior dificuldade de deslocamento até as Unidades de Saúde. Nosso propósito está sendo cumprido e as mulheres recebendo o cuidado necessário”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A Carreta Saúde da Mulher garante laudos rápidos e continuidade no atendimento em caso de alterações, com vínculo direto à rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Toda a estrutura da unidade móvel continua com os atendimentos até sábado (27) no Vale do Ribeira e na segunda-feira (29) se instala no município de Castro, nos Campos Gerais, onde permanecerá até o dia 4 de outubro.
- Opera Paraná acelera e soma mais de 370 mil cirurgias no primeiro semestre
- Paraná expande telediagnóstico de eletrocardiograma em 138% e leva serviço para 160 cidades
CARRETA – O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou a Carreta Saúde da Mulher há algumas semanas. A iniciativa do Governo do Estado, via Secretaria da Saúde (Sesa), foi viabilizada por meio de uma parceria com a Volkswagen do Brasil e prevê investimentos de R$ 10,8 milhões para a operação de uma unidade móvel que prestará exames médicos gratuitos a 18 mil mulheres de 48 municípios paranaenses até o fim deste ano.
Os serviços são operados pela empresa Flexmedical, especializada em unidades móveis de saúde, com uma equipe formada por nove profissionais, incluindo médicos clínico geral, ginecologista, radiologista, enfermeiros e técnicos de radiologia.
Nesta semana a Secretaria de Estado da Saúde ampliou os exames de mamografia para mulheres com idades entre 40 e 74 anos, ampliando a faixa etária e o acesso a mais pessoas. A determinação também é válida para todos os municípios paranaenses nos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
PARANÁ ROSA – A ação faz parte da 7ª edição do Paraná Rosa, que, além da carreta para os exames, terá outras ações de conscientização, prevenção, autocuidado e acesso a serviços essenciais de saúde da mulher, principalmente em relação ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero.