A Carreta Saúde da Mulher esteve em Palmas de 24 a 29 de novembro e garantiu atendimento especializado de consultas e exames para 1.850 mulheres da Região Sudoeste, abrangendo os municípios de Coronel Vivida, Clevelândia e Coronel Domingos Soares. Durante a semana, foram feitas 498 consultas, 556 ultrassonografias, 521 mamografias e 250 papanicolaus.
“A Carreta Saúde da Mulher é um grande sucesso, entramos na reta final com mais de 16,5 mil atendimentos e cumprindo com o compromisso de levar prevenção em forma de atendimento especializado para todas as regiões, sobretudo para aqueles municípios mais distantes”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Nesta semana, de 1º a 6 de dezembro, a Carreta está baseada na cidade da Lapa ( Alameda David Carneiro, no Centro), atendendo também as mulheres de Piên, Rio Negro, São João do Triunfo e Campo do Tenente. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e no sábado das 8h às 17h.
Depois, de 8 a 12 de dezembro, no encerramento do projeto, a base será Morretes, no Litoral, abrangendo Guaraqueçaba e Matinhos.
Na Carreta são oferecidos exames de mamografia bilateral para rastreamento (40 a 74 anos), mamografia diagnóstica, coleta de material do colo do útero para exame citopatológico, papanicolau (25 a 64 anos) e ultrassonografias transvaginal, de mamas e tireoide, além de orientações de promoção de saúde e autocuidado.
Os resultados de exames de ultrassom são entregues na hora. Já os demais têm prazos diferentes. Por isso, será entregue um protocolo para acessar os resultados on-line em até 5 dias para mamografia e 15 dias no caso de citopatologia.
TREZE PARADAS - A Carreta Saúde da Mulher é uma iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e viabilizada por meio de uma parceria com a Volkswagen do Brasil no âmbito do programa Paraná Competitivo.
Desde o lançamento, no dia 15 de setembro, a Carreta já efetuou 12 paradas nas cidades de São José dos Pinhais, Cerro Azul, Castro, Conselheiro Mairinck, Primeiro de Maio, Colorado, Santo Antônio do Caiuá, Mariluz, Bela Vista da Caroba, Nova Laranjeiras, Palmas e agora Lapa. Com isso, assistindo outras 63 cidades, com mais de 16,5 mil atendimentos.



