A Carreta Saúde da Mulher garantiu, do dia 10 a 15 de novembro, consultas e exames para 1.719 mulheres em Bela Vista da Caroba, no Sudoeste do Paraná. A unidade móvel atendeu moradoras de Pérola d'Oeste, Planalto, Pranchita e Santa Izabel do Oeste.
“A prevenção do câncer é um assunto muito importante e esses resultados demonstram que a Carreta Saúde da Mulher está cumprindo o propósito para a qual foi idealizada, que é cuidar de todas as paranaenses nas mais longínquas regiões”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Vale lembrar às mulheres atendidas que tão importante quanto fazer o exame é acompanhar os resultados. Os relatórios dos ultrassons foram entregues na hora, mas os demais têm prazos diferentes. Para acessar os laudos online todas receberam um protocolo. Para a mamografia, são cinco dias e para a citopatologia, 15.
A Carreta Saúde da Mulher já passou por nove municípios: São José dos Pinhais, Cerro Azul, Castro, Conselheiro Mairinck, Primeiro de Maio, Colorado, Santo Antônio do Caiuá, Mariluz e Bela Vista da Caroba. No total, moradoraas de 49 cidades foram atendidas, com mais de 13,2 mil atendimentos.
MAIS PARADAS – Nesta semana, de 17 a 22 de novembro, a Carreta Saúde da Mulher está em Nova Laranjeiras, no Centro-Sul, atendendo em especial as moradoras de Laranjeiras do Sul, Marquinho, Laranjal, Palmital, Virmond, Guaraniaçu e Quedas do Iguaçu, além das mulheres da Aldeia Rio das Cobras. Na sequência, as cidades-sede serão Palmas, Lapa e Morretes.
- Novos projetos de lei vão modernizar a gestão dos hospitais universitários do Paraná
- Prematuridade: Paraná reforça compromisso com o cuidado contínuo aos recém-nascidos
PARANÁ ROSA – A Carreta Saúde da Mulher é uma iniciativa inédita do Governo do Estado, com apoio da Volkswagen do Brasil, por meio do Programa Paraná Competitivo e coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Na Carreta, são oferecidos exames de mamografia bilateral para rastreamento (40 a 74 anos), mamografia diagnóstica, coleta de material do colo do útero para exame citopatológico, papanicolau (25 a 64 anos) e ultrassonografias transvaginal, de mamas e tireoide, além de orientações de promoção de saúde e autocuidado.
Os atendimentos ocorrem sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e no sábado, das 8h às 17h. Para as mulheres que querem participar, a orientação é fazer o agendamento no sistema do município, pois é preciso apresentar a guia de encaminhamento e pedido médico para efetivação do atendimento.



