Carreta Saúde da Mulher reduz demanda de exames e consultas em Primeiro de Maio e região

Foram realizados exames de mamografia, ultrassonografia vaginal, de mamas e tireoide, além de citopatologia. A unidade móvel atendeu também mulheres de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Sertanópolis, Florestópolis e Sertaneja. Foram realizados 1.172 exames e 371 consultas em seis dias.
Publicação
20/10/2025 - 18:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A cidade de Primeiro de Maio e outros municípios à sua volta tiveram redução de demanda de exames com a passagem da Carreta Saúde da Mulher. O mutirão feito na região Norte do Paraná e que atendeu também mulheres de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Sertanópolis, Florestópolis e Sertaneja, conseguiu fazer 1.172 exames e 371 consultas durante os dias 6 a 11 de outubro. A ação faz parte das atividades do projeto Paraná Rosa, voltado à saúde da mulher. 

Foram realizados exames de mamografia, ultrassonografia vaginal, de mamas e tireoide, além de citopatologia. As mulheres atendidas com ultrassom saíram do local já com os resultados em mãos. Para as mamografias e exames citopatológicos, elas recebem um protocolo para acessar os resultados on-line em até 5 dias (mamografia) e 15 dias (citopatologia).

“Por trás desses números de atendimento estão mulheres que não conseguem ir a uma unidade de saúde para fazer exames que são de muita importância. Agora elas estão com exames na mão, ou fizeram consultas e voltam a ter o controle de sua saúde”, considerou o secretário estadual da Saúde em exercício, César Neves.

A Carreta Saúde da Mulher está agora na cidade de Colorado, no Noroeste do Paraná, e faz o atendimento até sábado (25) na Praça Dom Bosco (Praça da Matriz), no Centro. Serão atendidas também as cidades de Santa Fé, Paranacity, Santo Inácio, Flórida, Lobato, Uniflor, Munhoz de Melo, Itaguajé e Nossa Senhora das Graças.

PARANÁ ROSA – A 7ª edição do Paraná Rosa traz uma série de iniciativas voltadas à saúde feminina, com ações de prevenção, autocuidado e acesso a serviços essenciais, em especial relacionados ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero.

Em Curitiba, a programação inclui a Corrida da Vigilância em Saúde, ainda sem data prevista, que pretende chamar a atenção para a importância da atividade física e mobilizar tanto servidores quanto a comunidade em torno da causa.

Durante o mês de outubro, 60 municípios também estão recebendo a exibição do filme "Câncer com Ascendente em Virgem", de Rosane Svartman, acompanhada de rodas de conversa que reforçam a relevância do diagnóstico precoce. A iniciativa é uma parceria da secretaria estadual da Cultura com o Sesc-PR.

Além disso, o Governo do Estado está distribuindo 150 mil exemplares da Cartilha da Saúde da Mulher nas 22 Regionais de Saúde, com informações práticas sobre prevenção, autocuidado e direitos garantidos às mulheres.

GALERIA DE IMAGENS