Cartilha infantil do Corpo de Bombeiros reforça a cultura de prevenção a incêndios

A cartilha “Turma dos Guardiões da Floresta” foi produzida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, em parceria com a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) e outras instituições. A iniciativa busca sensibilizar não apenas os pequenos, mas também suas famílias, criando uma cadeia de conscientização a curto, médio e longo prazo.
Publicação
30/09/2025 - 17:20

Confira o áudio desta notícia

A cultura da prevenção é um dos caminhos mais eficazes para reduzir os incêndios florestais que, em sua maioria, têm origem na ação humana. A cartilha “Turma dos Guardiões da Floresta”, voltada ao público infantil, foi atualizada e ganhou dois novos personagens: ‘Gio, o bugio’ e ‘Seu José’, o brigadista do Senar, que se juntam à mascote Curi (curicaca), ao Quati João, à Labareda (tamanduá brigadista do Ibama/Prevfogo) e à Mandinha (abelha mandaçaia).

A publicação foi lançada em 2024 pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), em parceria com a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) e outras instituições.

A capitã Luisiana Guimarães Cavalca, chefe da Comunicação do CBMPR e autora dos textos da cartilha, destaca o impacto positivo da iniciativa. “Eu acredito que o impacto desse tipo de material em comunidades rurais, em parceria com ações que expliquem ainda mais as consequências dos incêndios, pode ser muito positivo na prevenção. Como 90% dos incêndios são causados por seres humanos, a prevenção é possível. Se mudarmos a conduta desde a infância, conseguimos mudar o futuro”, afirma.

Com uma linguagem simples e ilustrações atrativas, o material é direcionado a crianças de até 10 anos, que são convidadas a fazer parte da Turma dos Guardiões da Floresta e a assumir a missão de proteger o meio ambiente. A iniciativa busca sensibilizar não apenas os pequenos, mas também suas famílias, criando uma cadeia de conscientização a curto, médio e longo prazo.

A versão impressa da cartilha vem sendo distribuída em escolas e comunidades de todo o Estado. A versão digital está disponível para reprodução AQUI. De acordo com a capitã, a ideia é que nos próximos anos o material seja ampliado em parceria com a Secretaria de Educação, fortalecendo a educação ambiental desde a infância.

Confira dicas de prevenção a incêndios florestais divulgadas na cartilha:

- Não coloque fogo em lixo ou restos vegetais;

- Faça a destinação correta dos resíduos;

- Nunca solte balões, prática que além de perigosa é crime;

- Se fizer fogueira, certifique-se de que ela esteja totalmente apagada;

- Em acampamentos, utilize locais adequados para cozinhar e descarte corretamente as brasas;

- Evite jogar bitucas de cigarro em áreas de vegetação.

GALERIA DE IMAGENS