Ceasa terá selo da ABNT de boas práticas no combate à violência contra as mulheres

É o primeiro órgão público do Paraná a receber o selo, que também coloca a Ceasa como pioneira do Brasil. Há no local 1.500 mulheres atuando nas mais diversas funções. Para manter um ambiente seguro, a Ceasa investe em segurança privada, posto policial e moderno sistema de câmeras de vigilância.
Publicação
11/08/2025 - 10:50

Confira o áudio desta notícia

A unidade de Curitiba da Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa) receberá, no dia 18 de agosto, a Certificação em Boas Práticas no Combate à Violência contra as Mulheres, concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em parceria com o Instituto Nós Por Elas (NPE), e a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. A cerimônia de entrega do selo contará com a presença da modelo e ativista Luiza Brunet. É o primeiro órgão público do Paraná a receber o selo, que também coloca a Ceasa como pioneira no Brasil.

Localizada na BR-116, km 10, a Ceasa Curitiba recebe diariamente cerca de 18 mil pessoas. Aproximadamente 1.500 mulheres atuam em funções como produtoras rurais, permissionárias atacadistas, coletoras, vendedoras, profissionais da limpeza, administrativas, egressas e movimentadoras de cargas. Além das trabalhadoras fixas, mais de mil mulheres visitam ou realizam compras diariamente na central.

Para manter um ambiente seguro, a Ceasa investe em uma tríade de proteção composta por segurança privada, posto policial e moderno sistema de câmeras de vigilância. As medidas integram uma cultura organizacional que valoriza a integridade, a equidade e o protagonismo feminino.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, ressalta que a iniciativa da Ceasa serve de referência para outros órgãos públicos. “O selo não é apenas um certificado, ele representa um compromisso concreto com a vida das mulheres. É uma demonstração de que é possível transformar o ambiente de trabalho em um espaço de respeito, proteção e igualdade”, afirmou.

Já o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Éder Eduardo Bublitz, destaca que a conquista vai além do reconhecimento formal. “Mais que alimento, a Ceasa constrói um caminho com justiça social, com respeito, segurança, igualdade de gênero e oportunidades, graças a uma gestão eficiente que prioriza o bem-estar de todos”, afirma Bublitz. “A Ceasa escolhe enxergar, ouvir e agir. O compromisso é com a vida. O selo da ABNT é a prova disso”.

Bublitz também ressaltou que o selo coloca a Ceasa como pioneira no cenário nacional. “A Ceasa é a primeira empresa pública do Brasil a receber o selo de boas práticas no combate à violência contra as mulheres. Esse resultado é fruto de um trabalho intenso, em parceria com as forças de segurança e com o Governo do Estado. Quando assumimos a Ceasa, em 2019, menos de 5% dos trabalhadores eram mulheres. Hoje, esse número chega a quase 30%”, complementa.

Segundo o presidente da ABNT, Mario William Esper, o Paraná tem demonstrado, na prática, que é possível transformar compromisso em ações concretas para proteger e valorizar as mulheres. “A certificação concedida à Ceasa Curitiba é mais um exemplo desse empenho, que inspira outros estados e instituições a seguirem o mesmo caminho. Para a ABNT, é motivo de orgulho contar com parceiros que compreendem a importância de criar ambientes seguros, igualitários e respeitosos para todas”, reforçou.

SELO – O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), aderiu formalmente ao Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres junto a empresas públicas e privadas. A iniciativa tem a parceria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

O selo foi criado pela ABNT, em parceria com o Instituto NPE e faz reconhecimento público a órgãos governamentais e empresas e entidades do setor privado comprometidas com a causa da prevenção e combate à violência contra as mulheres. A ABNT é responsável por avaliar e monitorar instituições que adotam o modelo, a partir do seu “Manual para a Certificação de Boas Práticas no Combate à Violência contra as Mulheres”. A certificação possui selos Bronze, Prata, Ouro e Platina, de acordo com os requisitos atendidos.

O Paraná também possui a primeira empresa do Brasil certificada com o selo. A Versátil Andaimes, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, foi certificada no dia 17 de fevereiro.

GALERIA DE IMAGENS