Teve início nesta semana a segunda fase do projeto de capacitação em arte do Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) oferecido às turmas de formação docente do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto (IEPPEP). Na primeira fase, as turmas participaram de atividades artísticas com foco na experiência prática. Agora, serão direcionadas à parte metodológica e teórica, com destaque para a arte no Paraná.
Além de oferecer oficinas gratuitas para crianças e adolescentes, o CJAP também tem como objetivo difundir a arte produzida no Paraná. Ao capacitar futuros professores que não possuem licenciatura específica em Arte, a instituição oferece subsídios teórico-metodológicos para que elaborem planos de aula de qualidade, contemplando as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aplicáveis no Estado.
O projeto com turmas de formação em docência aborda a teoria e a prática das artes para auxiliar na construção de jovens professores que pensem criticamente sobre o processo artístico e valorizem a arte paranaense.
No CJAP, eles participam de aulas que abrangem toda a história da arte produzida no Paraná, desde os artistas itinerantes até os dias atuais. Para enriquecer as experiências, alguns artistas são convidados a participar das aulas e conversar com os alunos.
“Todos os anos os alunos da formação de docentes do Instituto passam pelo Centro Juvenil para uma experimentação, uma vivência”, reforça a coordenadora do Setor Educativo do CJAP, Adriana Cichocki.
“Como eles vão trabalhar com crianças desde a educação básica, é importante que o conhecimento de Artes que eles reverberam seja fundamentado. Com as aulas, produções e experiências no CJAP, estamos preparando profissionais mais capacitados para ensinar devidamente as artes”, afirma.
Para a coordenadora do Curso de Formação de Docentes, Ana Paula Pacheco, a parceria com o CJAP é um orgulho para o Instituto. “Além do valor histórico, o CJAP foi idealizado por personagens influentes tanto na história do CJAP como na história do Instituto de Educação do Paraná, influenciando diretamente na cultura paranaense”, diz.
- Cinema na Praça leva sucessos do audiovisual a cidades do Paraná em agosto e setembro
- 50 anos do romance “Catatau”, de Paulo Leminski, é tema do jornal Cândido
PARCERIA HISTÓRICA – Em 1954, Eny Caldeira e Guido Viaro – criadores do CJAP – idealizaram o “Curso de Especialização em Desenho e Artes Aplicadas”, vinculado ao Instituto de Educação do Paraná Erasmo Pilotto, destinado ao aperfeiçoamento de professores do, na época, ensino primário.
O curso contava com estágio, no qual as alunas conheciam técnicas na prática e vivenciavam a experiência diária com as crianças. Os estágios eram realizados nas sedes do Centro Juvenil de Artes Plásticas, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e na Biblioteca Pública do Paraná.
Esta parceria entre as instituições se mantém até hoje com aulas realizadas nas dependências do CJAP para as turmas dos primeiros anos do Curso de Formação de Docentes do IEPEP.