O Clube de Leitura, ação desenvolvida pelo Sistema de Socioeducação do Paraná, administrado pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), foi reconhecido nacionalmente e conquistou o Prêmio Direitos Humanos na edição Luiz Gama e Esperança Garcia, organizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
O projeto venceu na categoria “Educação e Cultura em Direitos Humanos”. A premiação ocorrerá em 10 de dezembro, durante a Conferência Nacional dos Direitos Humanos, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF).
A assistente social e idealizadora do projeto, Andressa Ferreira Cândido, foi convidada a participar da premiação. Emocionada com a notícia, ela afirma que a leitura tem a capacidade de transformar realidades e fortalecer vínculos dentro do sistema socioeducativo.
“O clubinho acopla todas as unidades. Isso já é uma força, um poder, uma potência gigante. A gente se encontra para falar sobre um livro e, junto deste livro vem o autor ou a autora. E eu acredito que o Clube de Leitura nasceu para legitimar a leitura nas unidades”, comenta.
O Clube de Leitura é uma prática inovadora e já havia sido reconhecido anteriormente. Em 2021, venceu o “Prêmio Prioridade Absoluta, na categoria Poder Público – entidade do Poder Executivo”, promovido e replicado pelo Conselho Nacional de Justiça. “Os adolescentes são o centro do projeto. Meninos e meninas têm a oportunidade de falar sobre o livro e também sobre si. Aquilo que leem, eles transformam em arte e apresentam ao autor, que passa a enxergá-los para além do ato infracional”, acrescenta Andressa.
Para o secretário da Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge, iniciativas como essa, que estimulam a leitura pelos adolescentes que estão em cumprimento de medidas socioeducativas, são essenciais para que eles não fiquem ociosos e encontrem prazer na busca pelo conhecimento.
“Esse prêmio é algo que deve ser celebrado por todos que atuam na socioeducação do Paraná. Com a leitura, a educação, a formação profissional, o cuidado em cada projeto desenvolvido, esses meninos e meninas ganham a oportunidade de mudar suas histórias. É isso o que todos queremos e para isso temos trabalhado”, afirma.
O Clube de Leitura completou cinco anos em 2025, após ter sido criado no início da pandemia da Covid-19. Realizado mensalmente, o projeto envolve 19 unidades socioeducativas do Paraná, ampliando o acesso à literatura, fortalecendo a formação cidadã e promovendo espaços de diálogo entre adolescentes e equipes pedagógicas.
Ao longo de mais de 50 edições, recebeu convidados como Ailton Krenak, Itamar Vieira Jr. e Laurentino Gomes, além de nomes da música como MC Hariel e Edy Rock. O último encontro deste ano está marcado para 18 de dezembro e contará com a participação da escritora Ruth Manus e do jornalista Jamil Chade.
PREMIAÇÃO – O Prêmio Direitos Humanos é considerado o mais tradicional e expressivo reconhecimento público concedido pela União a iniciativas que promovem a dignidade humana. A cerimônia reunirá autoridades, especialistas, representantes de movimentos sociais e as iniciativas premiadas. Ao todo, serão entregues 22 estatuetas do Prêmio Luiz Gama e 22 certificados Esperança Garcia.












